“TAXA DE PREVALÊNCIA NAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA É SUPERIOR A POPULAÇÃO GERAL”- constata coordenador de plataforma VIH/deficiência
A Humanité & Inclusion, (anteriormente handicap Internacional) elaborou esta quarta-feira (18 de Abril) o plano de advocacia que visa promover os direitos das pessoas com deficiência no acesso aos serviços de tratamento do VIH.
Um dos resultados deste projecto é definir uma estratégia de influência que visa favorecer a inclusão e promoção dos direitos das pessoas com deficiência e das pessoas viventes com VIH no acesso aos serviços de tratamento a VIH e serviço de saúde reprodutiva.
A margem do encontro, Faustino Gomes Correia coordenador de plataforma VIH/deficiência afirmou que a taxa de prevalência de VIH nas pessoas com deficiência é duas vezes superior a população geral, tendo afirmado que “está a decorrer neste momento na Guiné-Bissau um estudo bio comportamental para poder constatar a real situação no país. Mas todos os estudos mostram que a taxa de prevalência do VIH nas pessoas com deficiência é duas vezes superior a população geral”, explica aos jornalistas.
Entretanto, Ana Muscuta Turé da Federação de Associação das Pessoas com Deficiência disse esperar que este plano desperte todos os parceiros para compreenderem a situação das pessoas com deficiência.
«Esperamos que com este plano, possamos despertar a sociedade civil, governo e todos os parceiros que trabalham na área de VIH para compreenderem a situação das pessoas com deficiência para os poder ajudar a empoderar e ultrapassar as grandes barreiras que pessoas com deficiência tem no que diz respeito à saúde», sublinha.
O objectivo geral do estudo é apoiar a implementação do plano estratégico nacional de luta contra o VIH contribuindo para um melhor conhecimento da prevalência, dos factores de vulnerabilidade junto das pessoas com deficiência face ao VIH na Guiné-Bissau.
Por: Nautaran Marcos Có
- Created on .

