MILHARES DE GUINEENSES MANIFESTAM PEDINDO DESBLOQUEIO DA ANP
Mais de cinco mil pessoas manifestaram, esta quinta-feira (09/03), em frente a Assembleia Nacional Popular (ANP) para exigir o desbloqueio urgente deste órgão de soberania. A marcha foi acompanhada por vários membros de o actual governo e dos conselheiros do presidente José Mário Vaz
A Iniciativa da marcha é do Movimento para a Paz e Cidadania, apoiado por vários outros movimentos leiais ao regime do presidente José Mário Vaz.
A marcha teve o seu início no espaço verde de Bairro Ajuda e teve uma paragem na sede da assembleia nacional popular onde os manifestantes gritavam “Cipriano Cassama Fora e Queremos a reabertura da ANP”.
No seu discurso em frente a multidão, o Coordenador do Movimento, Ussumane Grifon, afirma que o país assiste uma crise institucional sem precedente devido ao bloqueio da ANP transformada numa “caixa-de-ressonância” para dar razão aos interesses inconfessáveis, contrários aos anseios do povo Guineense.
Segundo ele o bloqueio da ANP proporcionou o estrangulamento das instituições do Estado, agravando as condições de vida das populações e “portanto o instrumento da governação (o programa do governo e o Orçamento Geral de Estado) não são sufragados neste órgão de soberania como manda a constituição da república e as leis da nação”
O Movimento pede a tomada de medidas legais contra o presidente do parlamento e os oito membros da comissão permanente do PAIGC com vista a sua posição estatutária e criminal.
“Que o presidente da república use as suas atribuições reservadas pela constituição da república, visto que as razões são mais que suficiente para tal e que promovam acções que favorecem o desbloqueio da ANP”, pede.
Para finalizar os manifestantes reservam o direito de interpor uma queixa-crime contra Cipriano Cassama e 8 membros da comissão permanente e assim como desencadear manifestações e iniciativas pacíficas com vista a urgente desbloqueia da ANP.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Amadu Uri Djalo
- Created on .

