LÍDERES MUNDIAIS DEBATEM ESTRATÉGIAS PARA FIM DA CRISE POLÍTICA GUINEENSE

Os líderes que participam na 71ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque mantêm diálogos bilaterais onde em cima da mesa está a busca de uma solução para o impasse político na Guiné-Bissau

Sobre estes encontros, o chefe de Estado português, Marcelo Rebelo Sousa, numa entrevista á Rádio ONU, afirma que acredita em troca de experiências e diálogo entre líderes internacionais.

Marcelo Rebelo de Sousa contou que reuniu-se com o presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, na chegada à ONU, e afirmou que o líder guineense conhece bem Portugal assim como ele conhece a Guiné-Bissau.

“Para poder dizer, como constitucionalista e presidente de Portugal, que há soluções que parecem mais interessantes e menos interessantes. As constituições são parecidas, não são iguais são parecidas. O presidente em Portugal é um presidente semi-presidencial. Não é nem parlamentarista e nem presidencialista. Portanto, dá para dizer que um presidente semi-presidencial não é um presidente totalmente apagado, tem poderes, mas também não é um presidente presidencialista. E a constituição é como é”, explica Marcelo de Sousa que adianta ainda que “este diálogo é  frutuoso. Se posso dizer alguma coisa, olhando para o acordo obtido e assinado recentemente, o que eu diria é que estou feliz com os sinais que chegam da Guiné-Bissau. Mais do que isso não posso dizer”.

O presidente português citou exemplos de temas a serem partilhados entre países com  a Guiné-Bissau.

“Podem ajudar acompanhando económica e social a evolução desse país, porque se a economia e melhorar é mais fácil que melhore a situação política. Acompanhando o esforço de diálogo internacional, isso pode-se fazer e esse diálogo é muito frutuoso. Todos nós podemos aprender, naturalmente dando testemunho de experiência própria”, disse.

Os progressos para resolver o impasse político na Guiné-Bissau devem também ser acompanhados esta quarta-feira numa reunião dos chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Nova Iorque.  

A situação política guineense já tinha sido abordada em encontros separados mantidos entre o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, com os líderes lusófonos na sede da organização.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos

Fonte e Imagem: Rádio ONU

  • Created on .

Escreva à RSM

email

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Web engineering and design by Sernicola Labs

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più