LGDH EXIGE LIBERTAÇÃO IMEDIATA DO ACTIVISTA POLÍTICO QUE CHAMA PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE TERRORISTA
A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) considera de ilegal e arbitraria a detenção do porta-voz do Movimento para a Salvação do Partido da Renovação Social, ontem, pelos agentes do Ministério do Interior.
Em entrevista telefónica, esta manhã, à Rádio Sol Mansi (RSM), Bubacar Turé, exige a libertação imediata de Alqueia Tamba, que na passada segunda-feira, dirigiu fortes críticas ao chefe de Estado, apelidando-lhe de golpista e terrorista.
A LGDH lembra que o Ministério do Interior não tem a competência em matéria da investigação criminal.
“Esta é uma detenção ilegal e arbitrária, por isso exige a sua libertação imediata. Não estamos a emitir juízos de valores sobre os conteúdos da sua declaração, porque é da sua inteira responsabilidade, mas existir indícios criminais que as pessoas accionem as autoridades judiciárias”
Fontes familiares informaram à Rádio Sol Mansi que após a detenção, ontem, de Alqueia Tamba, não foi permitida nenhuma visita e nem o contacto físico. A mesma fonte conta que não sabem do seu estado físico e emocional.
Sobre o assunto, o vice-presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos exige o Ministério do interior a respeitar as regras estipuladas na lei guineense uma vez que ainda não têm a competência de deter nenhum cidadão.
“Uma outra preocupação é que a vítima poderá estar doente e tem o direito ao acesso ao seu advogado e às visitas”, disse o activista que evoca as leis do tratamento dos reclusos que estão estipuladas nas leis em vigor no país.
Bubacar Turé considera de absurdo o facto de as pessoas ainda continuarem a fazer as coisas à margem da lei do país. Para o ativista, é urgente o cumprimento das leis para limitar as actuações das autoridades nacionais, porque “nenhum cidadão está acima da lei”.
“Porque é que as pessoas têm que recorrer às instâncias ilegais para fazer valer os seus direitos”, interroga.
O Ministério do Interior, contactado pela Rádio Sol Mansi, preferiu ainda não comentar a detenção do porta-voz do Movimento para a Salvação do Partido da Renovação Social que se encontra nas celas, deste ontem à tarde.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá
- Created on .

