COORDENADOR DA COMISSÃO DE PAZ INSTA CAMPANHA ELEITORAL PARA DESENVOLVIMENTO NACIONAL

O coordenador da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Bafatá apela os políticos para transformarem a campanha eleitoral numa força educativa para a paz

Padre Domingos da Fonseca, que é também vigário-geral da diocese de Bafatá, fez este apelo, hoje (18 de Outubro), durante o programa “Kabas di Ermondandi”, da Rádio Sol Mansi (RSM), que vai para o ar nesta sexta-feira (19/10/18).

O religioso diz ainda que seria bonito transformar a campanha eleitoral em “djambadon” da democracia.

“A campanha eleitoral deveria tornar numa força educativa para paz e o interveniente deveria mostrar o seu projecto político para o desenvolvimento do país”

Padre Domingos da Fonseca lamenta, por outro lado, a falta de moderação dos políticos que “as vezes optam pelas linguagens obscenas e difamatórias”, advogando neste sentido que os atores políticos devem pautar mais na apresentação dos seus projetos políticos que visam desenvolver o país.

Da Fonseca foi mais longe apelando ao povo para não seguir ideias divisionistas, sobretudo de índole religioso e racial.

“Infelizmente a conversa dos políticos são só acusações e difamações. Queremos políticos com o esprito nacionalista para que o nosso país seja visto ao mundo de uma forma diferente. Não queremos políticos que dividem a pessoas e as famílias porque desde cedo fomos ensinados a viver com outras religiões e o povo não irá aceitar esta divisão porque agora as pessoas de diferentes religiões casam e isso é uma riqueza nossa”

O padre Domingos da Fonseca é também presidente da Comissão Organizadora da Conferência de Reconciliação Nacional “Caminhos para a Consolidação da Paz e Desenvolvimento”.

A igreja católica da Guiné-Bissau está a acompanhar com particular atenção o desenrolar do processo eleitoral em curso no país.

Recentemente, Dom Pedro Carlos Zilli, Bispo de Bafatá, aconselhou que cada cidadão guineense deve pensar no bem comum do povo e apelou a participação de todos no processo de recenseamento eleitoral em curso.

O mesmo apelo fora feito pelo Bispo de Bissau, Dom José Cȃmnate na Bissign, a quando da sua visita à Mansoa, 60 km de Bissau, na qual apelou a população para aderirem o processo de recenseamento eleitoral a fim de puderem exercer responsavelmente os seus deveres cívicos no processo da escolha dos futuros governantes.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Casimiro Jorge Cajucam

  • Created on .

Escreva à RSM

email

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Web engineering and design by Sernicola Labs

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più