CEA E BURKINA-FASSO ANALISAM ESTUDO PERSPECTIVO SAHEL 2043

A Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA), através de seu escritório sub-regional para África Ocidental, organizou na passada quinta-feira em Uagadougou um diálogo político sobre o estudo prospectivo Sahel 2043 com o governo de Burkina Faso.

A reunião foi presidida pelo Director de gabinete do Ministério da economia e das Finanças e do desenvolvimento de Burkina Faso, Fayama Karfa, em representação do Ministro, Presidente em exercício do Conselho de Ministros do sahel G5.

Esta reunião foi realizada como parte das iniciativas empreendidas pelas Nações Unidas para assegurar melhores acções de desenvolvimento de sinergia com a luta contra o terrorismo e promover a paz na região do Sahel.

Para o chefe de gabinete do Ministério da economia, finanças e desenvolvimento do Burkina Faso "dado o compromisso de Burkina Faso para o Sahel, é importante que haja coerência entre este estudo e as políticas da sub-região Sahel," disse o Fayama Karfa.

O director interino do escritório sub-regional de África Ocidental, CEA afirmou que "o Sahel é uma prioridade para o secretário-geral das Nações Unidas em seus esforços para atingir os objectivos do desenvolvimento sustentável na África e o dever de CEA “é de trabalhar nesse sentido",

"A história de crise actualmente prevalecente apenas dá uma versão dos fatos. A realidade é que o Sahel tem uma notável abundância de recursos naturais e humanos, que, se eles são gerenciados em um termo justo e viável, poderia corrigir a situação, "diz Bakary Dosso.

Para fazer isso, disse Bakary Dosso, "a CEA foi mandatado pelo secretário-geral das Nações Unidas para realizar pesquisas sobre as causas profundas da situação e os fundamentos para a mudança estrutural".

"O Sahel 2043, que deverá informar a implementação da estratégia integrada do Sahel das Nações Unidas (UNISS), é uma análise prospectiva cujas conclusões devem ser usadas para recalibrar as muitas estratégias existentes no Sahel", concluiu o director interino do escritório sub-regional da CEA para a África Ocidental.

Esta reunião interactiva forneceu discussões francas e robustas sobre os resultados do estudo prospectivo do Sahel 2043.

O diálogo político contou com a presença de representantes da Comissão da União Económica e monetária da África Ocidental (UEMOA), do Comité inter-estatal de combate à seca no Sahel (CILSS), da autoridade Liptako Gourma (ALG) e vários executivos do Ministério da economia, finanças e desenvolvimento do Burkina Faso.

Antes desta reunião, a equipe do escritório sub-regional da CEA para a África Ocidental, liderada por seu director interino, reuniu-se com o coordenador residente do sistema das Nações Unidas em Burkina Faso, Metsi Makhetha, com quem discutiu o estudo Sahel 2043 e o apoio da Comissão ao país.

Por: Nautaran Marcos Có/ Tahirou Gouro, CEA

  • Created on .

Escreva à RSM

email

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Web engineering and design by Sernicola Labs

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più