WETLANDS INTERNACIONAL ÁFRICA QUER IMPLEMENTAR NA GUINÉ-BISSAU PROJECTO EM BENEFÍCIOS DAS COMUNIDADES E DA CONSERVAÇÃO
Os Técnicos de Ambiente e das Pescas debatem, em Bissau, o projeto sobre o reforço das relações e benefícios mútuos entre a pesca, os mangais e as áreas marinhas protegidas, em benefício das comunidades e da conservação.
Ao discursar na abertura dos trabalhos de dois dias, o ministro das Pescas e Economia Marítima, Mário Mussante da Silva, apela os participantes a definirem o objetivo do futuro projeto de forma participativa, porque a contribuição do setor das pescas na economia nacional deve ser em parte, a existência de uma zona costeira bastante enriquecida.
“Definir os objetivos de futuro projecto de forma participativa e definir por consenso os mecanismo de governação para implementação do projecto. A contribuição do sector das pescas para a economia nacional deve ser em parte a existência de uma zona costeira bastante enriquecida pela existência dos mangais, contribuindo na produtividade dos recursos haliêuticos e no aumento da biomassa”.
O governante entende por outro lado que, “a realização deste encontro se torna imperativo, no momento em que a diminuição dos recursos pesqueiros preocupa a todos aqueles que estão ligados de uma forma direta ou indireta como o setor das pescas, devido aos impactos negativos dos mangais nomeadamente: a sua destruição para a fumagem do peixe, poluição das águas por resíduos da pesca sobre exploração de recursos haliêutico”.
Já o ministro do Ambiente, Biodiversidade e Ação Climáticas, Viriato Cassamá, afirma que “o encontro de hoje, constitui um passo essencial para consolidar o projeto, que para além de reforçar as relações entre a pesca, mangais e as áreas marinhas protegidas, devem criar mecanismo que promova a valorização dos benefícios mútuos, isto é, a pesca e conservação não devem ser entendidas como opostas mas sim, como complementares, precisamos das soluções integradas que permitem que as comunidades tenham uma participação ativa na gestão dos recursos e se beneficiem dos ganhos da preservação”.
O encontro de concertação para elaboração de um projecto sobre reforço das relações e benefícios mútuos entre a pesca, os mangais e as áreas marinhas protegidas, em benefício das comunidades e da conservação na Guiné-Bissau, organizado pela Wetlands Internacional África, Costa Ocidental e Golfo da Guiné (WIACO).
Por: Braima Sigá
- Created on .

