Clima: MINISTRO DO COMÉRCIO INDÚSTRIA, CONSIDERA QUE OS EFEITOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS TÊM IMPACTADA OS DESAFIOS NA PRODUÇÃO LOCAL
O Ministro do Comércio e Indústria, revelou que os impactos climáticos e seus efeitos extremos na agricultura, tem refletido na tomada de consciência que interpela atores estatais e não estatais em novos desafios para organizar a fileira de produções.
Orlando Mendes Viegas que falava durante a abertura da quinta edição das celebrações do Outubro, mês de consumo de produtos locais no espaço UEMOA/2024, chama atenção sobre a necessidade de diversificação da culturas com destaques para pomares e castanha de caju, cujo impacto se fez refletir no processo da produção, transformação e exportação.
“Tendo em conta a realização de atividade de sensibilização dos diferentes atores chaves e a sociedade civil em geral, sobre objetivos e resultados da importancia de consumo de produtos locais na Guiné-Bissau e no espaço de UEMOA, há necessidade de diversificação das nossas culturas com destaques para pomares de castanha de caju”, apontou o governante considerando que as mudanças climáticas e seus efeitos extremos tem refletido em novos desafios para abordar as questões da fileira das nossas produções.
Este ano foi escolhido como lema: “Consumo Local, Alavanca para o Desenvolvimento Industrial, Competitividade e Resiliência das economias da UEMOA.
No seu discurso de abertura, Orlando Mendes Viegas, afirma que no contexto cada vez mais difícil, o país está a ser confrontado com os produtos importados de origem duvidosa.
“Num contexto cada vez mais difícil, estamos a ser confrontados com produtos importados, transformados e processados com grande elementos químicos de origem duvidoso”, alerta Veigas concluindo que “outubro” mês de consumo foi muito bem pensado para sensibilizar os consumidores sobre a importância de consumir aquilo que produzimos.
Outubro, mês de consumo de produtos locais no espaço da UEMOA, foi instituído pela reunião do conselho de ministros da organização oeste monetária africana realizada em 2019, com o objetivo de dar confiança à população no sentido de promover as ações de consumo dos produtos locais e dinamizar atividades PME na comunidade.
Por: Ussumane Mané
- Created on .

