VENEZUELA VAI ESPECIALIZAR MAIS DE 170 MÉDICOS GUINEENSES
O governo guineense anunciou esta sexta-feira a vaga de mais de 170 bolsas de estudo para especialistas em diferentes áreas da saúde, obtidas do seu homologo venezuelano no decurso da recente visita efectuada pelo Presidente da República a aquele país amigo.
O anúncio do governo foi tornado público pelo ministro da Saúde Pública, durante o ato de encerramento da formação de micro - competência para os médicos e técnicos de laboratório da Guiné-Bissau, no âmbito de uma parceria do Hospital “São José em Bor” com o laboratório Manuel Pimenta em Portugal.
Dionísio Cumba reconheceu que até Dezembro deste ano, será possível a efectivação do compromisso assinado nesta semana, com a sua homóloga Venezuelana.
“Aproveito já agora anunciar aqui, que o governo está empenhado em procurar parcerias para a formação dos nossos médicos, neste momento temos as vagas de 177 médicos para especializar, e isso, pode acontecer logo neste mês de Dezembro”. Anunciou o governante.
Relativamente às reivindicações da Frente Social sobre a revogação do despacho que suspendeu alguns técnicos da saúde, e um dos pontos constado no caderno reivindicativo, Dionísio Cumba, disse que é impossível o cumprimento deste ponto.
“A situação da saúde podia ser ultrapassada porque os novos ingressos já estão a receber os seus atrasados salários, falta só para assinar as suas efectivações, agora sobre a revogação do despacho do conselho de ministros que suspendeu os técnicos colocados em 2021 é impossível”, afirmou
A Frente Social que engloba os sindicatos da saúde e da educação, ameaça paralisar os dois sectores socias na próxima semana exigindo do governo a melhoria de condições laborais.
Por: Ussumane Mané
- Created on .

