UNIOGBIS CAPACITA MILITARES GUINEENSES NA MATÉRIA DE MANUTENÇÃO DA PAZ
O gabinete Integrado das Nações Unidas para a consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) iniciou esta terça-feira (14 de Agosto) e com a duração de 4 dias uma sessão de formação destinada aos 60 oficiais das forças armadas na matéria de manutenção da paz.
O objectivo é ter equipas de formação para capacitar os militares nas técnicas de manutenção da paz e os cuidados com os civis durante os conflitos.
Durante a abertura da sessão de formação, o general António kuma do Estado-maior disse que é uma iniciativa para a contínua capacitação dos fardados que estão prontos para qualquer missão.
«São seminários de lideranças e inteligência das forças de manutenção da paz por isso esperamos poder reintegrar as missões de manutenção da paz lideradas pela ONU e CEDEAO», tendo sublinhado depois que agora estão prontos para qualquer missão “só estamos a espera do aval do governo, se nos chamarem mesmo que seja hoje, estamos prontos”
O conselheiro da UNIOGBISS para área militar coronel costa neto disse que estão para apresentar o papel das forças armadas no funcionamento das estruturas dos batalhões e do Estado- maior e as atribuições de cada sessão de Estado-maior no contexto duma missão de paz.
“ Também, a parte dos direitos humanos faz parte de qualquer missão de paz e todo o mundo que vai trabalhar tem que ter em conta a protecção das mulheres, criança e dos civis”, concluiu.
Por: Yasmine Fernandes
- Created on .

