“UM PAÍS SEM MÃO-DE-OBRA QUALIFICADA NÃO TEM CONDIÇÕES PARA AVANÇAR” – diz Tumane Baldé

 

O projeto de Reforço de Sistema do Ensino e Formação Profissional “RESET” afirma que a Guiné-Bissau não está a acompanhar a evolução da situação e da demanda do mercado sobre o ensino profissional e superior.

Estas afirmações foram feitas, esta sexta-feira, na abertura da formação de validação técnica da política nacional do ensino e formação profissional, e do seu plano de implementação na Guiné-Bissau.

O antigo ministro da Função Publica, Tumane Baldé, que também esteve no acompanhamento do projecto, disse que o país tem um déficit da mão-de-obra qualificada o que cria entraves no processo do desenvolvimento.

"Um país sem mão de obra qualificada não tem condições para avançar e, no nível da formação técnica e profissional e formação superior não está a acompanhar a evolução da situação e a demanda do mercado de trabalho”, avança.

Tumane Balde disse ainda que o país deve optar pela formação na área do sector primário, que para ele é o sector que cria riqueza e transforma a potencialidade de país numa riqueza real.

“Estamos a formar o sector dos serviços secundário e terciário, o sector primário agricultura, agroindústria, o turismo e a construção civil o país não está a formar e são esses quadros que criam riquezas e transformam as potencialidades do país numa riqueza real”, alerta Tumane sustentado ainda que “necessitamos de uma carta orientadora”.    

Na mesma ocasião, o antigo ministro da função pública pediu a implementação dessa política, com vista a encontrar os resultados e, ter a competência de competitividade no mercado das sub-regiões.

“Devemos de facto implementar essa política para podemos ter o resultado, formar os nossos jovens para o nosso mercado de trabalho, valorizar as potencialidades que temos aqui e também ter condições e competências de competitividade da sub-regiões da UEMOA e da CEDEAO na base de livre circulações das pessoas”, aconselha.

A União Europeia e Enabel promovem, em Bissau, a formação técnica no quadro da política nacional do ensino e formação profissional na Guiné-Bissau, no âmbito de implementação do referido projecto.

 

Por: Diana Vaz

  • Created on .

Escreva à RSM

email

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Web engineering and design by Sernicola Labs

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più