SOCIEDADE CIVIL CRIA REDE DE MONITORIZAÇÃO DE REFORMAS DE ACORDO DE CONACRI
As Organizações da Sociedade Civil criam hoje (26 de Abril) a Rede de Monitorização da Implementação das Reformas previstas no acordo de Conacri e no pacto de estabilidade assinado pelos partidos políticos no âmbito das eleições legislativas de 10 de Março.
O objectivo da criação desta rede é para fazer um relatório anual, recomendações e alertar a opinião pública nacional e internacional para factos e percepções contrárias a esse processo através de promoção de debates, conferências e outros meios.
A margem do encontro Cleonismar Silva da Liga Guineense dos Direitos Humanos referiu que foram previstas no acordo de Conacri um conjunto de reformas para estabilidade política na Guiné-Bissau, nomeadamente a reforma da lei eleitoral, lei-quadro dos partidos políticos, revisão da Constituição da República e a reforma do sector de defesa e segurança e justiça.
“ A rede visa fortalecer as sinergias das organizações da sociedade civil de forma a trabalharem conjuntamente no seguimento e na monitorização dessas reformas que estarão em curso”, referiu.
Podem ser membros desta Rede as organizações que tenham existência legal como organizações da sociedade civil segundo a legislação em vigor na República da Guiné-Bissau,
Esta iniciativa conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a consolidação da paz, através do Escritório Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Por: Nautaran Marcos Có
- Created on .

