SITUAÇÃO DA GUINÉ-BISSAU OBJECTO DE ANÁLISE ENTRE JOSÉ MÁRIO VAZ E MUHAMMADU BUHARI
O presidente da República cessante diz ter analisado com o presidente da conferência dos chefes de estado da CEDEAO assuntos ligados ao continente africano e muito em particular assuntos ligados a Guiné-Bissau.
José Mário Vaz que falava após sua chegada ao país vindo de Mauritânia onde assistiu a tomada de posse do novo presidente da República desse país Mohamed Uld Cheikh El Ghazouani, diz igualmente que falou da actual situação do país ao dirigente da CEDEAO.
“ A margem da cerimónia de posse tive encontros com outros chefes de estado, mas sobretudo com o actual presidente da conferência dos chefes de estado da CEDEAO o presidente da Nigéria Muhammadu Buhari. Discutimos assuntos ligados a nossa sub-região, o continente, e muito em particular assuntos ligados à Guiné-Bissau onde tivemos a oportunidade de fazer o ponto de situação sobre o país muito embora, na semana passada esteve no país o presidente da Comissão da CEDEAO que fez o ponto de situação política ao presidente da conferência dos chefes de estado da CEDEAO. Portanto, foi uma missão muito rápida”, referiu José Mário Vaz.
Por outro lado, falando da cerimónia de posse do seu homólogo mauritaniano, José Mário Vaz considerou-a de “muito bonita e verdadeira lição da democracia onde os dois chefes de estado, tanto o cessante como actual se elogiaram durante a cerimónia de posse”.
“ Foi uma cerimónia muito bonita. Desde que eu assisti a tomada de posse, nunca vi uma cerimónia tão bonita como essa que assisti Mauritânia. Espero que esse tipo de cerimónia sirva de lições para nós que estamos no poder, o dia em que tivemos de deixar a cadeira, que seja de cabeça erguida, em paz, sossego e tranquilidade como assistimos em Nouakchott, Mauritânia”, sublinhou.
Por: Redação/ Marcelino Iambi
- Created on .

