RELATÓRIO REVELA QUE NA GUINÉ-BISSAU POBREZA AFECTA PERTO DE DOIS TERÇOS DA POPULAÇÃO

O mais recente relatório sobre o desenvolvimento humano coloca a Guiné-Bissau num dos piores países com a pobreza a atingir cerca de dois (02) terços da sua população, mas a nível da CPLP Guiné-Bissau é o país onde mais morrem crianças.

Os dados foram revelados, hoje, pelo presidente da comissão especializada permanente da Assembleia Nacional Popular (parlamento) para os assuntos da Mulher e Criança, durante a abertura do seminário de partilha e reforço de capacidades sobre o processo de elaboração do Orçamento Geral de Estado sensível à criança.

João Djata sustenta que o fraco investimento nos sectores sociais tem impossibilitado o país a vencer os obstáculos do desenvolvimento.

Ele disse ainda que na Guiné-Bissau os dados revelam que a taxa de mortalidade infantil situa-se em quase 52 por mil, considerados o pior ao nível da CPLP.

O coordenador da Coligação de Defesa dos Direitos da Criança, Aladje Tanzigora, lembra que, na Guiné-Bissau, é preciso o investimento sério para a efectivação dos direitos das crianças.

“Este facto reflecte directamente da vida da criança, enquanto o ser humano mais necessitada”, enfatiza.

Na mesma ocasião, Iaia Turé, em representação da UNICEF no país, lembra que educar uma criança é preparar um futuro melhor.

“É muito importante debatermos a problemática das crianças”, disse.

O seminário de dois dias, organizado pela Coligação de Defesa dos Direitos da Criança em parceria com a comissão especializada permanente do parlamento para os assuntos da Mulher e Criança, é destinado aos deputados da nação e os técnicos dos ministérios ligados aos assuntos sociais.

Com isso, espera-se que seja impulsionado o bem-estar da vida das crianças tendo em conta a importância do OGE na promoção do desenvolvimento dos menores.

 

Por: Diana Vaz

  • Created on .

Escreva à RSM

email

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Web engineering and design by Sernicola Labs

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più