PRIMEIRO GRUPO DOS PEREGRINOS GUINEENSES JÁ DEIXARAM PAÍS RUMO À CIDADE SANTA DE MECA
O primeiro grupo de trezentos e cinquenta e sete peregrinos muçulmanos deixaram esta quinta-feira (1/8) a Guiné-Bissau para a peregrinação islâmica a cidade santa de Meca.
Após a partida do primeiro grupo, o Alto-comissário Nacional para a Peregrinação, Botche Cande revelou que o segundo grupo de peregrinos muçulmanos partirá à cidade santa de meca amanhã, sexta-feira.
“Amanhã (2/8) se tudo correr como previsto, partirá o segundo grupo num número mais elevado de trezentos e sessenta e quatro peregrinos, os restantes 23 peregrinos, viajarão de uma avioneta para Dakar e depois para Nigéria. No próximo dia 7 de Agosto, sairá a ultima comitiva guineense para a cidade santa de meca através de ajuda do presidente da República”, esclareceu o alto-comissário de peregrinação Botche Cande.
Em relação aos peregrinos que acabaram por abandonar o avião devido a falta de lugares, Cande explicou que “os 1.251 peregrinos previstos para deixar o país, só trinta e três é que efectuaram o pagamento e restante são bolseiros de presidente e do governo”.
Por seu turno, o Secretário de Estado das Comunidades, Bacai Júnior, em representação do governo exorta os peregrinos no sentido de pediram a Deus para que haja paz e desenvolvimento na Guiné-Bissau.
“Espero que os peregrinos que deixam o país cheguem bem com saúde para que possam pedir a Deus, para que reine na Guiné-Bissau a paz e haja o desenvolvimento”, retirou o Secretário de Estado das Comunidades.
De referir que a peregrinação é o quinto pilar da religião islâmica e deve ser feita pelo menos uma vez na vida por todos os muçulmanos adultos. Meca é uma cidade santa, a mais sagrada do islão situada na Arábia Saudita.
Por: Marcelino Iambi
- Created on .

