PRESIDENTE DE CNE PEDIU RESPEITO AO CÓDIGO DE CONDUTA DURANTE O PROCESSO ELEITORAL
O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) afirmou que “é preciso que os partidos políticos implicados no processo respeitem e façam respeitar os valores e o código de conduta eleitoral”.
José Pedro Sambu falava esta sexta-feira (15 de Fevereiro) aos representantes dos partidos políticos na CNE tendo em conta o início da campanha eleitoral prevista para amanha
“É preciso e de forma incontornável que os partidos políticos e outros atores sociais implicados no processo respeitem e façam respeitar pela sua nobreza os valores e o código de conduta eleitoral, pois, eles constituem o barómetro que serve para determinar a qualidade que se pode atribuir a um processo eleitoral”, diz para depois reforçar que “ a pratica de determinados actos políticos nem sempre encontram um abrigo próprio na moldura jurídica é por essas razões que o valor de cada ato será aferido pelos balizamentos éticos (comportamento e atitudes) e respeito escrupuloso aos direitos e deveres consagrados no condigo de conduta eleitoral, legislação eleitoral e leis da república”.
Por outro lado, lembrou que a campanha eleitoral é um exercício efectivo da cidadania num quadro pluralista de carácter participativo, com estratégias claras e objectivas, através de planos programáticos, visando a satisfazer as demandas públicas da sociedade, nas vertentes de saúde, educação, energia, infra-estruturas sociais, ambiente, entre ouras.
“Essas tarefas sociais que se pretende traduzir em compromissos políticos de governação, exige antes de mais aos atores políticos a se identificarem com os valores e princípios ético-morais e o intrínseco respeito ao código de conduta eleitoral”, afirmou.
A Guiné-Bissau é uma democracia representativa. O poder soberano, que reside no povo, é delegado em cidadãos que o representam na tomada de decisões, interpretando o sentir da população e respondendo as suas aspirações.
Por: Nautaran Marcos Có
- Created on .

