PR PEDE REFERENDO PARA REVISÃO DA CONSTITUIÇÃO
O Presidente da República (PR) da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, afirmou, este domingo (23), que a constante crise política no país tem a ver com a questão das instituições, por isso, segundo ele, é chegada a hora de avançar para um referendo para que se possa fazer uma revisão constitucional na Guiné-Bissau
José Mário Vaz proferiu esta declaração, durante um jantar oferecido aos funcionários da Presidência da República, no âmbito da quadra festiva.
“É bom que a questão da constituição seja clarificada. O falecido Presidente, João Bernardo Vieira, tinha todas as possibilidades para resolver o problema da Constituição da república da Guiné-Bissau”, disse.
Mário Vaz assegurou por outro lado que é preciso completar o ciclo das eleições com a realização das eleições autárquicas.
“Autarquia gera empregos. (…) Se não fizermos as autárquicas, o país não irá a lado algum”.
O presidente falava no mesmo dia depois que chegou da última cimeira da CEDEAO do ano 2018, que teve lugar em Abuja capital da Nigéria onde, no comunicado final, os Chefes de Estado e do Governo da CEDEAO ameaçaram sancionar os atores políticos e outras individualidades guineenses que tentarem comprometer a data de 10 de Março fixado para realização das eleições legislativas na Guiné-Bissau.
O presidente Mário Vaz mostrou-se confiante com a ameaça porque o “processo já ganhou outro ritmo e espera ter as eleições livres, justas e transparentes”.
O comunicado final da cimeira exige ainda todos os atores envolvidos no processos eleitoral a trabalharem para a realização eficaz das eleições na Guiné-Bissau, e os Chefes de Estados reafirmaram a necessidade de manter o governo de consenso na sua forma e composição actual até às eleições legislativas de 10 de Março.
Relativamente ao nível da confiança entre os políticos, José Mário Vaz, assegurou que com a vinda dos técnicos da CEDEAO para auditar o processo, o cenário ganhou outro contorno ao contrário de aquilo que tem sido vivido anteriormente.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá
- Created on .

