PAM E GOVERNO RUBRICAM ACORDO DE PARCERIA PARA REDUÇÃO DA MAL-NUTRIÇÃO NO PAÍS
Com o objectivo de apoiar o executivo na sua estratégia de redução da mal-nutrição nas crianças o governo e o Programa Alimentar Mundial (PAM) rubricaram no princípio da tarde desta segunda-feira um acordo de parceria para combater a malnutrição aguda.
Após a assinatura, o secretário de estado das comunidades, Augusto Poquena afirmou que o acto enquadra-se na política do governo sobretudo no plano estratégico “terra ranka”.
“ O PAM apoia sempre em base de acordo do princípio relativa assistência humanitária. Neste presente programa, o PAM não limitou só a apoiar com géneros alimentícios mas também com o género não alimentício que a GB sempre necessitou e vai necessitar para sempre”, para mais a frente afirmar que o acordo agora assinado, “o PAM disponibilizou-se a ir mais a longe até a esses sectores”, diz.
Por seu lado, a representante do PAM no país Kiyomi Kawaguchi assegurou que este acordo os habilita continuar a cooperação com o país nos próximos cinco anos. “ Esse acordo nos habilita a continuar cooperação com o país nos próximos cinco anos. O nosso programa de cooperação com o país foi aprovado pela nossa junta executiva em Fevereiro deste ano, e agora com este acordo vai se operacionalizar o que agente comprometeu junto com Guiné-Bissau”, frisou.
A representante disse ainda que o PAM trabalha com varias instituições para poder assegurar os direitos fundamentais de cada pessoa na Guiné-Bissau.
O referido acordo preconiza a apropriação pelo governo e pelas comunidades do programa para a melhoria da nutrição e da segurança alimentar.
De referir que este acordo de cinco anos está orçado em 38 milhões de dólares que beneficiará 365 mil pessoas num total de 22 mil toneladas de géneros alimentícios.
Por: Nautaran Marcos có
- Created on .

