PADRE DOMINGOS DA FONSECA PEDE VONTADE POLÍTICA PARA RECONCILIAÇÃO NACIONAL
O presidente da Comissão Organizadora da Conferência Nacional para a Paz, Reconciliação e Desenvolvimento, Padre Domingos da Fonseca, defendeu o diálogo como ferramenta de soluções dos problemas na Guiné-Bissau
A ideia defendida, ontem (03 Dezembro), depois do encontro com o presidente da república, José Mário Vaz.
A Guiné-Bissau vive uma situação de instabilidade política desde 2015 com sucessivas alterações de governo que resultaram num impasse institucional e, actualmente o processo eleitoral tem vindo a ser criticado pelos partidos políticos.
Entretanto, de acordo com o padre Domingos da Fonseca se os guineenses adoptaram o diálogo e boa vontade política como ferramenta de soluções dos problemas haverá sempre consenso.
“Não há dificuldade que não pode ser superada quando existe uma boa vontade política”, sustenta.
Em relação à reconciliação dos guineenses em relação a crise política, Padre Fonseca disse que pretende-se realizar a conferência Nacional da Reconciliação num estado de estabilidade e calma política social.
No que se refere a data da realização da conferência Nacional de Reconciliação no país, Padre Domingos da Fonseca disse que o acto da fixação data é da competência do chefe de Estado, José Mário Vaz, porque já lhe foi apresentado um roteiro actualizado da situação.
A conferência da reconciliação visa colocar todos os intervenientes numa mesa para discutir os principais problemas do país e criar estratégias para um diálogo sério e eficaz.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi
- Created on .

