ONG ENDA PREOCUPADO COM AUMENTO DE INFECÇÕES DE VIH NUMA ALTURA EM QUE TODA A ATENÇÃO É VIRADA AO COVID-19
O director nacional da ONG Enda Tiers-monde alerta sobre o aumento das infecções do VIH Sida no país face a pandemia da Covid 19.
Alerta do Mamadu Aliu Djaló aconteceu no âmbito da abertura, hoje, de uma acção de formação destinada aos técnicos de saúde em atenção clínica integral de prevenção ao VIH.
Durante a intervenção Aliu Djaló afirmou que actualmente muitas pessoas estão concentradas à problemática da Covid 19, e a resposta ao tratamento do VIH/sida sobretudo para as crianças e mulheres gravidas, tem sido muito inferior e actualmente os casos aumentaram no país para cerca de 6 novas infecções diárias.
“ Muitas pessoas estão concentradas ao covid, mas não é só esta doença que existe no país, estamos a falar de cerca de seis novas infecções diárias no país pelo VIH/sida tomando em consideração os adolescentes. Em termos de resposta ao tratamento, tem sido muito inferior e o contexto abalou gravemente a resposta ao VIH/sida e outras doenças porque o sistema de saúde”, diz para depois acrescentar que não há dados encorajadores em relação ao VIH/sida devido as infecções e sobretudo quando se fala de atendimentos das crianças e gravidas.
Fatumata Diaraye Djaló, Secretária Executiva do Secretariado Nacional de Luta contar VIH/sida, reconheceu que o país actualmente enfrenta enormes dificuldades em relação a prevenção e contenção do VIH/Sida devido a fraca capacidade de resposta a esta doença.
“ (…) o risco de contagio pelo vírus é comum na humanidade e as pessoas portadoras de VIH/sida são vulneráveis e com alto nível de contaminação ao novo coronavírus. Neste momento, o nosso país enfrenta enormes dificuldades em relação a prevenção e contenção do VIH/sida, dificuldades, esta impostas por um lado, pela fraca capacidade de resposta do país a esta doença na medida em que mais de 30 mil guineenses necessitam de tratamentos com retrovirais embora apenas cerca de 15 mil recebem os medicamentos comprados com verbas de fundo global e alguns parceiros de desenvolvimento da Guiné-Bissau”, afirmou a responsável.
O contexto da COVID-19 tem influenciado o aumento dos casos de novas infecções por VIH/SIDA na Guiné-Bissau, de acordo com os novos dados avançados, hoje, pela ONG Enda Tiers-monde que é responsável pela implementação do programa regional, (fronteiras e vulnerabilidades ao VIH/Sida) em Africa Ocidental que esta a ser implementada em 9 países.
- Created on .

