MADEIREIROS ACUSAM NUNO NABIAN DE MONTAR SERRAÇÃO EM BISSAU
A Associação das Industrias dos Madeireiros da Guiné-Bissau acusou hoje, (28), o Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian, de montar uma serração em Bissau quando a lei proíbe o facto.
Acusação feita no âmbito das novas propostas e medidas do governo para retoma da exploração florestal que aguarda a sua promulgação pelo presidente da República.
De acordo com José António Sá associação que representa é contra a criação da nova serração em Bissau e pede a intervenção do presidente da República para pôr cobro a situação.
“Não devem ser os próprios governantes a montar as suas Serrações em Bissau em demonstração de força. Estamos contra a criação deste gigante serração que está a ser criada pelo actual primeiro-ministro” diz para depois acrescentar que “ se os técnicos de ambiente quiserem, vamos mostrar o impacto desta Serração aqui em Bissau que não tem aspirador e isso pode prejudicar o ambiente, por isso pedimos ao presidente da República para usar a sua prerrogativa perante este facto”.
O presidente da Associação das Industrias dos Madeireiros diz ainda que é contra a pretensão do executivo de admitir a entrada dos troncos para Bissau que é contra lei.
“Como sendo uma denúncia pública, partimos do princípio que o ministério público e polícia judiciária já estão em acção. Nós estamos contra a intensão do governo pela nova decisão de deixar entrada dos troncos à Bissau porque é contra a lei de acordo com boletim oficial nº8 de 22 de Fevereiro de 2011”, assegurou este responsável.
O Vice-presidente da referida Associação, Luís Danilson Nicolau Silva responsabiliza o serviço de fiscalização da Direcção-geral da Floresta pelos abates de árvores durante os últimos cinco anos.
“Continuam a ser feitas abates das árvores no país durante os 5 anos e a responsabilidade era do serviço de fiscalização da direcção-geral da floresta, por isso perguntamos se a moratória é para madeireiros constituídos ou é a nível nacional? Assim sendo pedimos a justiça de factos”, referiu Luís Silva.
O Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian, foi acusado pela Associação das Indústrias Madeireiras de montar uma Serração na antiga instalação da empresa STENAKS, em Bissau, o que considera de injusto porque a lei proíbe a montagem das indústrias madeireiras em Bissau.
Por: Marcelino Iambi
- Created on .

