JOVENS DA CEDEAO PEDEM ENGAJAMENTO DOS ESTADOS MEMBROS NA PROMOÇÃO DA CAMADA JUVENIL

Os jovens de diferentes países da Comunidade Económica dos Estados da Africa Ocidental (CEDEAO) recomendam aos Estados membros a criação de estratégias que incentivam as empresas privadas a adoptarem medidas fiscais para assumirem as suas funções de responsabilidade social através de atividades destinadas a ajudar os jovens empresários

A recomendação saiu do encontro dos jovens de diferentes países da CEDEAO, inclusive a Guiné-Bissau, que teve lugar de 11 a 13 corrente, em Abidjan – Costa do Marfim, sobre a implicação dos jovens e da sociedade civil na prevenção de conflito na Africa Ocidental

Igualmente, no fim do encontro de Abidjan os participantes incentivaram os Estados-Membros a prestarem mais atenção aos jovens rurais no processo de tomada de decisão.

“Os Estados-Membros devem designar líderes governamentais para iniciar as atividades nacionais para identificar as preocupações e aspirações dos jovens empreendedores”, sugerem.

A CEDEAO é instada a incentivar os seus membros a criarem um modelo de financiamento alternativo que será acessível a novos negócios e aprimorar seus modelos de gestão.

Os conferencistas pediram igualmente que o centro do desenvolvimento dos jovens e o dos desportos da CEDEAO deve trabalhar com a sociedade civil sobre as iniciativas focadas em jovens e orientá-los em estruturas bem definidas para aumentar seus modelos de gestão e igualmente os participantes pediram da CEDEAO a colaboração com a media na divulgação dos seus trabalhos e de iniciativas que estimulam a participação dos jovens.

No entanto, um dos obstáculos apontados pelos jovens em relação aos trabalhos da CEDEAO é a falta de divulgação de comunicação principalmente com a camada Juvenil.

Entretanto, durante os trabalhos a CEDEAO apresentou modelos de projectos ligados aos programas de voluntariado que engloba quatro países da comunidade (inclusive a Guiné-Bissau) pós conflito e ou que vivem em constante instabilidade politica.

Igualmente o programa de voluntariado da CEDEAO financia projectos juvenis com até 10 mil dólares –através do banco da região - facto contestado pelos participantes que consideram de muito pouco o montante. Foram apresentados vários projectos que visam ajudar os jovens na criação de projectos próprios sustentáveis mas a selecção é rigorosa.

Depois no encontro dos jovens e da sociedade civil que terminou, esta quinta-feira, em Abidjan, espera-se que os jovens participantes possam trabalhar juntos com a CEDEAO na identificação dos principais factores do entrave para um dialogo serio na Africa Ocidental e quais as estratégias para uma comunidade sustentável.

No encontro de Abidjan, a Guiné-Bissau é representada pela Jornalista da Radio Sol Mansi, onde foi contada a historia da Radio e os mecanismos de resolução de conflitos na Guiné-Bissau, foi falado também do projecto da Iniciativa de Voz de Paz e da Comissão para a Reconciliação Nacional.

Espera-se que dentro de pouco tempo a CEDEAO adopte politica e crie premio que ira homenagear jovens que contribuíram positivamente na resolução de conflito junto da sua comunidade.

Espera-se igualmente que seja criada uma plataforma de intercâmbio para intervenções conjuntas; a promoção de um mecanismo para fomentar a colaboração e a partilha e apropriação do conteúdo da Resolução 2250 da ONU.

 

De Costa do Marfim – Abidjan para Radio Sol Mansi, Elisangila Raisa Silva dos Santos

  • Created on .

Escreva à RSM

email

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Web engineering and design by Sernicola Labs

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più