GUINEENSES QUEREM QUE RÁDIO SEJA INSTRUMENTO DE PAZ
O Dia Mundial da Rádio é comemorada hoje, (13 de Fevereiro), a três dias do início da campanha eleitoral para as eleições legislativas prevista para 10 de Março na Guiné-Bissau
O Dia Mundial da Rádio é comemorado este ano sob p lema “Rádio no Serviço da Paz”. Na Guiné-Bissau, o lema encaixa perante o cenário da campanha eleitoral devido a crise sociopolítica que o país tem vindo a enfrentar desde 2015.
Numa entrevista de rua, os citadinos consideram que várias emissoras no país não estão a fazer o seu papel de informar e formar a sociedade exortando os políticos a terem uma linguagem adequada durante a campanha eleitoral.
A data tem o objectivo de conscientizar os grandes grupos radiofónicos e as rádios comunitárias da importância do acesso à informação, da liberdade do género e expressão dentro deste sector da comunicação.
A partir de Roma, Itália, o primeiro Director e Fundador da Rádio Sol Mansi (RSM), Padre Davide Sciocco, na sua mensagem, deseja que a RSM (emissora católica) continue a ser um instrumento da paz na Guiné-Bissau.
“A paz é um trabalho contínuo, então desejo para que a Rádio Sol Mansi continua nesta mesma senda de instrumento da paz na Guiné-Bissau para que os trabalhadores e colaboradores dêem mais de si”, deseja padre Davide Sciocco, fundador da RSM.
Em relação ao tema escolhido para a celebração desta data, Davide Sciocco disse que a paz é um trabalho de cada um desde da família até na sociedade que precisa a cada ano da sua manutenção.
“É trabalho de cada um começando pela família que joga um papel na educação por isso afirma que não é uma casa de construção definitiva mais sim uma casa precária que precisa de manutenção a cada ano”, enfatiza o antigo director da Rádio Sol Mansi.
Vários especialistas consideram que a rádio tem vindo a acompanhar os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental.
Entretanto, a Rádio Sol Mansi celebra mais um ano da existência esta quinta-feira (14 de Fevereiro), a este propósito, o presidente do Conselho de Administração Bispo de Bafatá Dom Pedro Carlos Zilli, enalteceu os esforços que os funcionários desta casa estão a fazer em prol da paz.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi
- Created on .

