GUINEENSES QUEREM NOMEAÇÃO URGENTE DO MINISTRO DE INTERIOR
Os citadinos de Bissau consideram de urgente a nomeação do Ministério do Interior para que a haja a segurança das pessoas inclusive na campanha eleitoral que começa no sábado (16)
A intenção manifestada, esta terça-feira (12 Fev.), durante uma reportagem de rua da Rádio Sol Mansi (RSM) perante a falta do titular da pasta do Interior há mais de três meses numa altura em que se intensifica a campanha eleitoral.
“É urgente a nomeação do ministro do interior. Para nós todos podemos sentir seguros a volta de um processo tão vital para o país, outrossim o primeiro-ministro deve apresentar ao chefe de Estado a proposta da designação como diz a constituição da república”, sustentam os populares.
Perante a mesma situação, o comentador permanente da RSM, Rui Jorge Semedo, destaca o papel que a Comissão Nacional das Eleições (CNE) tem para desbloquear a situação.
De acordo com Semedo, a segurança do trabalho da CNE tem a ver com garantia do ministro do interior onde as atenções são postas nas eleições legislativas de 10 Março.
“A CNE pode ser um autor muito importante no desbloqueio da situação uma vez que a segurança do seu trabalho dependerá da garantia do ministro do interior”, atira o comentador da Rádio Sol Mansi.
O Presidente da República, José Mário Vaz, exonerou, no dia 09 de Novembro de 2018, o ministro do Interior, Mutaro Djaló, através do decreto presidencial nº19/2018, sob proposta do Primeiro-ministro, Aristides Gomes, e, no entanto, desde altura o país não conheceu um novo ministro nesta área.
Entretanto, sobre a projecção da greve nas escolas públicas, o Comentador permanente da RSM considerou de urgente o entendimento entre o governo e os sindicatos dos professores para evitar possível paralisação no sector do ensino.
Par Rui Jorge, o sindicato deve defender as suas prioridades na base do diálogo, enquanto o executivo deve procurar a solução o mais rápido possível para impedir a greve.
“É urgente ainda hoje ou amanha para que haja a solução da projecção da greve de 16 dias uteis dos professores por isso, no meu entender, os sindicatos devem defender as suas prioridades na base do diálogo”, aconselha Rui Jorge Semedo.
No que se refere a intensidade da campanha eleitoral, Semedo aconselha o uso da linguagem adequada que visa mostrar o programa da governação e do desenvolvimento do país na base do respeito de diferença.
“Os partidos devem vender as suas ideias do desenvolvimento através do programa da governação franco sobretudo claras e sérias”, defende o Comentador da RSM.
O Comentador permanente da RSM, Rui Jorge Semedo, numa análise sobre a ausência do ministro do interior a mais de três meses, das ondas de greves no sector da educação e da intensidade dos partidos políticos na campanha eleitoral.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi
- Created on .

