GUINÉ-BISSAU PROCEDE A REVISÃO DOS PROJECTOS COMUNITÁRIOS DA UEMOA
Decorre hoje na capital Bissau e durante três dias a 5ª revisão anual das reformas políticas, programas e projectos comunitários da UEMOA na Guiné-Bissau.
O encontro reúne a comissão da UEMOA, técnicos e pontos focais dos programas e projectos comunitários para fazer ponto da situação do estado da implementação das reformas da UEMOA no plano interno.
Ao presidir a cerimónia de abertura dos trabalhos Secretário de estado do orçamento e assuntos fiscais, José Djô, em representação do ministro da economia e finanças, afirmou que a revista anual “ é para a Guiné-Bissau uma ocasião em exclusiva para rever em profundidade as reformas e políticas comunitárias e reconhecer a natureza precisa da lentidão que afecta a sua implementação”.
Por outro lado, “ela permite em poder fazer-se o ponto de situação relativo aos programas e projectos da UEMOA em curso e em execução”.
Tratando-se das reformas da UEMOA, “convém recordar que elas tangem com vários domínios, mas agrupadas em três grandes categorias que são as reformas no domínio da governação económica e da convergência, as reformas do mercado comum e as reformas ligadas às políticas sectoriais”, esclareceu.
Entretanto, José Djô adiantou que com a revista anual, é possível alcançar os objectivos que visa o melhoramento do nível da qualidade da integração e facilitar a transposição das directivas em tempo útil e entre outros aspectos.
“É possível afirmar que os seguintes objectivos são alcançáveis, através do exercício da revista anual, nomeadamente, o melhoramento do nível e da qualidade da implementação das reformas, políticas, programas e projectos da UEMOA”, diz para depois prosseguir que “ facilitação da transposição das directivas em tempo útil e o reforço do nível de concertação nacional em comissão da UEMOA no quadro das intervenções regionais a integração e a identificação das dificuldades e dos obstáculos que dificultam a boa execução das obras comunitárias”.
Por seu lado o representante da comissão da UEMOA na Guine Bissau Bertin Félix disse que este encontro constitui a prova da plena e inteira adesão do estado da Guiné-Bissau ao processo de integração no espaço comunitário.
“Relembro que para favorecer a aceleração da aplicação das reformas, politicas programas e projectos comunitários no seio da união, a conferência de chefe de estados e do governo da UEMOA instituiu uma revisão anual para identificar e antecipar os factores que podem constituir o estrangulamento e atenuar a eficacidade das reformas e de projectos comunitários com vista a dar o mais forte impulso político no processo da integração no espaço da UEMOA”, advertiu o representante da UEMOA.
De salientar que os resultados dos trabalhos serão sancionados com um memorando a ser presente à apreciação dos ministros a quando da sua reunião ligada à componente política da revista anual, na presença do presidente da comissão da UEMOA.
Entretanto as conclusões deste memorando serão objecto de uma apresentação numa conferência dos chefes de estado e de governo da UEMOA.
Por: Amadi Djuf Djaló
- Created on .

