GUINÉ-BISSAU PARTICIPA NA CONFERÊNCIA SOBRE SAÚDE E AMBIENTE
Guiné-Bissau participa na 3ª conferência Interministerial sobre a Saúde e o Meio Ambiente. Organizado pela OMS e a ONU para o meio Ambiente, o evento visa estimular políticas e investimentos relacionados aos vínculos entre os sectores de saúde e do meio ambiente
O encontro decorre de 06 á 09 do mês em curso, em Gabão - Libreville, e igualmente pretende-se adoptar um plano estratégico de acção e identificar novas ameaças no contexto de segurança sanitária mundial.
A delegação da Guiné-Bissau é composta pelos técnicos do ministério da saúde, da secretária do meio ambiente, do ministério das finanças, da sociedade civil e do sector privado.
Numa entrevista á imprensa, o represente da Organização Mundial de Saúde (OMS) na Guiné-Bissau, Jean Marie Kipela, disse que a conferência visa adoptar mecanismos para resolver os problemas a nível da África onde 23 porcento das mortes prematuras são atribuídas a causas ambientais.
“Este número está a aumentar e temos muitos problemas de saúde ligados ao meio ambiente em relação aos problemas de saneamento básico e falta de água potável e ainda a precaridade das infra-estruturas e tudo isso cria problemas”, alerta.
O representante da OMS sublinhou que a situação da mudança climática está a criar “condição desfavorável” para a saúde da população africana por isso necessita-se de uma abordagem que integra os problemas da saúde e do meio ambiente para responder os problemas ligados a estes sectores.
“Existem mais problemas devido a mudanças climáticas que criam condições desfavoráveis para a saúde da população africana”, adianta.
Durante o encontro, em Gabão, serão debatidos as questões da segurança da saúde global e da segurança ambiental respondendo a questões e ameaças emergentes no contexto dos objectivos de Desenvolvimento Sustentável 2030.
Como acelerar a aplicação efectiva da convenção de Bamako? Impede que a África se torne uma lixeira para resíduos tóxicos e promover uma boa gestão no continente, serão também temas em debate.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi
- Created on .

