GOVERNO PROPÕE 14 DE MAIO PARA AS LEGISLATIVAS
O governo guineense vai propor, pela segunda vez, o presidente da República 14 de maio de 2023, como data para as eleições legislativas.
A proposta para esta nova data ao Presidente da República, foi anunciada esta quarta-feira em Bissau, depois do encontro com os partidos políticos, com e sem representação parlamentar, que durou cerca de quatro horas na sede do governo.
A saída da reunião o Ministro de Administração Territorial e Poder Local, Fernando Gomes, diz que a proposta foi aceite por todos os partidos políticos presentes no encontro, e que resta agora a decisão final do Presidente da República.
“Hoje o encontro foi unanime todos no encontro concordaram com a proposta e vamos propor a quem do direito a data de 14 de maio para a realização das eleições legislativas”, anunciou.
Na semana passada, o governo tinha intenção de propor ao Chefe de Estado a data de 23 de abril de 2023 para a realização das eleições legislativas. Aos jornalistas após o encontro desta quarta-feira, Fernando Gomes, justificou a medida com o período de Ramadão, que segundo as informações deve iniciar dia a 21 de março a 20 de abril.
“A questão é que o Ramadão começa no dia 21 de marca e termina em 20 de maio, portanto muitos partidos políticos sublinharam que não dá a realização das eleições nesse período”, justificou Fernando Gomes, o ministro da administração territorial e poder local.
Em relação ao início do recenseamento eleitoral, titular de Administração Territorial e Poder Local, Fernando Gomes, afirma que tudo vai depender da data a fixar.
“Vai ser brevemente, na verdade a data do recenseamento dependerá da data de eleições”, disse.
Após a queda do Parlamento da nona legislatura, o Presidente da República tinha a date de 18 de dezembro para a realização das eleições legislativas.
Entretanto, na semana passada o governo apontou a falta técnica e climática como um dos maiores fatores condicionais para o adiamento das eleições legislativas para 23 de abril de 2023. Já nesta quarta-feira, o executivo voltou apontar o Ramadão como o fator de adiamento da data de 23 de abril para 14 de maio de 2023.
Por: Ussumane Mané
- Created on .

