FIÉIS CATÓLICOS REZAM PELOS SEUS ENTES QUERIDOS NO DIA DOS DEFUNTOS

Fiéis católicos celebram, hoje, o dia dos defuntos, homenageando os seus entes queridos com coroas de flor e velas acesas nas campas.

No país, no cemitério Municipal de Bissau, foi realizada uma missa celebrada pelo Vigário Geral da Diocese de Bissau, Padre Davide Sciocco, que chamou atenção aos fiéis presentes de que o rito está na Bíblia Sagrada não foi inventada pela Igreja católica e que “devemos orar pelos nossos fiéis defuntos”.

Davide Sciocco disse que a esperança dos Homens será vista na fé da ressurreição, mais também especificou os motivos que levam os fiéis católicos a rezar pelos defuntos.

“ Aqui estamos a ver esperança da nossa fé na Ressureição, mais também motivo que leva os católicos a rezar pelos seus defuntos, porque foi na Bíblia que começou a palavra de Deus, não foi inventada pela igreja católica” diz acrescentando que “ devemos rezar pelos nossos defuntos, porque não temos medo deles”.  

O Vigário Geral da Diocese de Bissau falou do significado profundo do dia de hoje para os católicos.

“ Humanamente podemos dizer que é o dia onde lembramos de uma maneira especial dos nossos defuntos, mas a nível cristã, hoje é o dia onde rezamos para todos os defuntos e para aqueles que não conhecemos (…), hoje é dia de todos os defuntos, então temos que rezar para todos mas, sobretudo para aqueles que já esquecemos”, afirmou.

Entretanto, na mesma ocasião a Rádio Sol Mansi ouviu alguns fiéis presente no cemitério municipal onde decorreu a missa, que disseram que no dia de hoje as pessoas devem pensar, rezar e reflectir nos entes queridos e na terra, amando uns aos outros.

“ Hoje viemos celebrar com os nossos defuntos e devemos reflectir pedindo a Deus pai todo poderoso perdão de todos os pecados e falhas cometidas por nossos ente queridos durante suas passagens pela terra, (..),afinal das contas, nesse mundo, somos passageiros e estamos aqui e amanhã, vamos para mundo celestial, então é preciso zelar pelo perdão”, reconhecem.

“ A morte é o começo de uma vida nova”

O Pároco da paróquia de São-Francisco de Assis disse hoje que a ressurreição de Jesus Cristo é uma esperança para humanidade.

As palavras de Padre Jorge Pascual Ndour foram registadas esta quarta-feira pela Rádio Sol Mansi na sua humilha perante centenas de fiéis católicos no cemitério municipal de Antula no âmbito da celebração do dia dos defuntos.

O sacerdote, na sua homilia acrescentou que a morte é o começo de uma vida nova.

“Sabemos que os nossos falecidos faziam parte das nossas histórias, também é difícil recordar o dia da separação que é o dia de falecimento, mas a ressurreição do nosso senhor Jesus Cristo, é uma esperança para a humanidade. Temos que saber que a morte é o começo de uma vida nova” afirmou.

Na celebração da missa de hoje era possível ver as emoções na cara de centenas de pessoas que participavam na celebração. Sobre este facto Padre Jorge disse que a única coisa que os entes queridos precisam, é da oração.

“Acreditamos que Deus recebeu as almas dos nossos falecidos, caso contrário, a única coisa que os nossos antes queridos precisam é da oração” sublinhou o sacerdote Jorge Ndour.

Entretanto, a Rádio Sol Mansi registou vozes dos que foram depositar coroas nas campas dos seus falecidos onde disseram que o dia de hoje serviu para uma reflexão na terra.

“Para mim, o cristo venceu a morte por isso, a morte já não existe, simplesmente, é um caminho para a vida eterna. Como católico, o dia de hoje serve para a reflexão e oração para os nossos falecidos que já deixaram o mundo dos vivos”, salientou.

Durante a missa, a Rádio Sol Mansi constatou a presença das forças polícias, assim como da policial municipal. Também este ano, não houve a prática de venda das bebidas alcoólicas nos arredores do cemitério.

Dia dos Fiéis Defuntos, Dia de Finados ou Dia dos Mortos é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro. Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos quando visitavam os túmulos dos mártires. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos já esquecidos.

Por: Bíbia Marisa Pereira/ Turé da Silva  

  • Created on .

Escreva à RSM

email

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Web engineering and design by Sernicola Labs

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più