Exportação da castanha de caju: MINISTRO GARANTE EXPORTAÇÃO DAS CASTANHAS DECLARADAS
O ministro do Comércio garantiu, hoje, que o total da castanha de caju, declarada este ano através do escoamento, vai ser exportado.
Para Abas Djaló, que falava aos jornalistas na cerimónia da inauguração de mais uma báscula no porto de Bissau, o abrandamento na exportação de castanha de caju, no mês passado pelos operadores, não significa que a quantidade da castanha declarada não será exportada.
“No mês passado, havia um abrandamento na exportação, mas não significa que total da castanha que conseguimos controlar este ano, não será exportado, e neste momento a maioria dos exportadores estão engajados para exportar a quantidade da castanha que ainda continua nos armazéns. Esta semana, retomamos a exportação e os dados indicam que há apenas 89 mil toneladas nos armazéns e mais de 150 mil toneladas já foram exportadas e isso, nos mostra que realmente vamos atingir o objectivo fixado, exportar 230 mil toneladas”, explicou.
Em relação a inauguração de mais uma báscula, o ministro dos Transportes e Comunicações, Aristides Ocante da Silva, assegurou que “os operadores vão ganhar mais tempo evitando longa fila no estacionamento ao longo do Porto e vamos fazer ainda muito mais para melhor controlar os peso de camiões e evitar o impacto negativo nas nossas estradas”, explica para depois afirmar que “o país está com um certo atraso em relação ao tipo de pesagem de eixo, quer dizer, pesagem de camiões de peso pesado”.
De acordo com as autoridades portuárias, com a entrada em funcionamento de mais uma báscula, os dados de pesagem vão ser sincronizados e acessível a todas as entidades ligadas ao serviço, ou seja, não haverá margem de manobras para fuga à pesagem.
Por: Braima Sigá
- Created on .

