EUA APOIAM REALIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES NA GUINÉ-BISSAU

O embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) na Guiné-Bissau diz que o seu país está atento e pronto para apoiar as instituições democráticas da Guiné-Bissau para que as eleições legislativas de 18 de Novembro sejam realidade

Tulinabo Mushingi que falava, na noite desta quinta-feira, num dos hotéis do país, no âmbito das actividades das celebrações do dia da independência dos EUA, sustenta ainda que em relação ao financiamento do processo eleitoral os desafios técnicos são vários e abundantes.

“As questões sobre o financiamento do processo eleitoral, bem como os desafios técnicos são vários e abundantes. Mas posso garantir que os Estados Unidos estão optimistas de que estas questões podem ser atendidas, que os entendimentos alcançados em Abril podem permanecer, e que as eleições podem e terão lugar ao 18 de Novembro”, enfatiza Tulinabo que adianta que os EUA insistem “rigorosamente” que as legislativas devem ser realizadas de acordo com o cronograma legalmente exigido.

O Embaixador dos EUA adianta, no entanto, que os últimos acontecimentos no país - que levaram a nomeação de um primeiro-ministro de consenso - aumentaram as esperanças de que os políticos juntos lutam pelo bem comum dos guineenses.

“Os acontecimentos dos últimos meses aumentaram as esperanças de que a vida política deste país possa deixar para trás os antagonismos do passado e colocar os interesses dos guineenses em cima dos interesses pessoais e partidários. Com certeza, não foi fácil fazer as concessões necessárias para chegarem a tal acordo. Mas, no final, todos se juntam por uma causa que é a Guiné-Bissau, eles se uniram para os interesses da república”, enaltece.

Entretanto, Tulinabo, na mesma ocasião, anuncia um apoio do departamento da agricultura da América á Guiné-Bissau de dezenas de biliões de francos cfa que irá ajudar na colheita e no processamento da castanha de Caju.

“Este projecto ajudará a melhorar a colheita e processamento da castanha de caju, tornando sua exportação mais valiosa e ainda mais benéfica para nação”, garante.

O embaixador dos EUA na Guiné-Bissau discursando, esta noite, em Bissau, no acto das actividades para a comemoração do dia da independência dos EUA.

Segundo ele as relações entre os dois países são fortes e serão cada vez mais fortes através de actividades que visam estabelecer estas relações que perdura anos.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Siga

  • Created on .

Escreva à RSM

email

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Web engineering and design by Sernicola Labs

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più