ESTUDO FEITO PELO UNICEF REVELA DADOS DE DESNUTRIÇÃO CRÓNICA NAS CRIANÇAS

 

O novo relatório do Fundo das Nações Unidas para Infância, UNICEF, alerta que cerca de 3 em cada 10 crianças na Guine Bissau sofrem de desnutrição crónica, apresentando estrutura baixa em relação a sua idade.

O relatório “situação da infância 2019, criança, alimentação e nutrição” aponta que pelo menos, uma em cada três crianças com menos de 5 anos ou mais de 200 milhões esta desnutrida ou com sobrepeso.

Quase duas em cada três crianças entre 6 meses e 2 anos de idade não recebem os alimentos necessários para sustentar o crescimento adequado do seu corpo e do seu cérebro. Isso coloca em risco o desenvolvimento cerebral das mesmas, deixando-as sujeitas a dificuldades de aprendizagem, baixa imunidade, aumento de infecções e, em muitos casos, a morte, diz ainda o relatório.

O relatório disponibiliza a avaliação mais abrangente jamais vista no seculo XXI sobre todas as variantes de desnutrição infantil em todas as suas formas:

“ Cento e quarenta e nove milhões de crianças têm déficit de crescimento, ou estão muito baixas para a idade; 50 milhões de crianças estão com baixo peso para a sua altura; 340 milhões sofrem de deficiência em vitaminas e nutrientes essenciais, como vitamina A e ferro e 40 milhões estão acima do peso ou obesas”, aponta o relatório.

O mesmo descreve uma definição tripla de desnutrição: desnutrição, fome oculta causada pela falta de nutrientes essenciais e excesso de peso entre crianças com menos de cinco anos de idade, observado em todo o mundo.

O relatório alerta ainda que más práticas alimentares e de amamentação começam desde os primeiros dias das vidas de uma criança. Embora a amamentação possa salvar vidas, por exemplo, apenas 42 por cento das crianças com menos de seis meses de idade são amamentadas exclusivamente e um número crescente de crianças são alimentadas de acordo com fórmulas de alimentação infantil.

Segundo o relatório as vendas de alimentos à base de leite aumentaram 72 por cento entre 2009 e 2013 em países de rendimento médio e alto.

Para lidar com essa crescente crise de desnutrição em todas as suas formas, o UNICEF está apelando urgentemente a governos, sector privado, doadores, pais para que ajudem crianças a crescer saudáveis ao colectar, analisar e usar dados e evidências de boa qualidade regularmente para orientar as acções e acompanhar o progresso.

Por: Amadi Djuf Djaló

  • Created on .

Escreva à RSM

email

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Web engineering and design by Sernicola Labs

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più