ENDA PREOCUPADA COM PREVALÊNCIA DO VIH NA GUINÉ-BISSAU
O director nacional da ONG ENDA considerou, esta quinta-feira (24 de Maio), que a Guiné-Bissau é um dos países do projecto Fronteira e Vulnerabilidade ao VIH/Sida na África Ocidental que dispõe da maior taxa de prevalência do vírus
As considerações feitas durante o acto de abertura do seminário de formação aos agentes de segurança sobre VIH/SIDA, que decorre na esquadra modelo do Bairro Militar, em Bissau.
De acordo com Mamadu Aliu Djalo os dados de são preocupantes na medida em que diariamente seis (06) pessoas são infectadas por VIH sida e apanham tuberculose no país.
O projecto visa reforçar os programas de luta contra o SIDA, pondo em evidência e detectando de forma eficaz os grupos vulneráveis assim como melhorar os cuidados médicos e psicossociais dos grupos vulneráveis ao VIH.
Para Aida Aminata Fadia, em representação do Ministério Interior, os agentes de segurança fazem parte da camada vulnerável devido a natureza dos trabalhos porque são transferidos de zona em zona.
A acção de formação de dois dias é no âmbito da execução das actividades de advocacia junto das autoridades locais no Sector Autónomo de Bissau e Gabú para a implementação das actividades do projecto Fronteira e Vulnerabilidade ao VIH/Sida.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi
- Created on .

