EMPODERAMENTO DAS MULHERES DISCUTIDO EM BISSAU
A plenária da Assembleia Nacional Popular foi palco da conferência nacional sobre participação das mulheres na tomada da decisão, organizada pela Plataforma das Mulheres em colaboração com a Rede para Paz e Segurança e rede das mulheres parlamentares
A conferência tem como objectivo promover o fórum de reflexão para identificação de obstáculos que limitam o acesso das mulheres nas instâncias de tomada de decisões também definir estratégias e mecanismo de mudança de mentalidade da mulher para o mundo de trabalho.
Na abertura do evento a segunda secretaria da Assembleia Nacional Popular, Dam Iala, afirma que a mudança de mentalidade é uma tarefa árdua que deve ser vencida para que haja a igualdade entre homens e mulheres no país.
Por seu turno a presidente da Rede das Mulheres para Paz e Segurança, Elisa Tavares Pinto, advertiu que não se pode falar do desenvolvimento sustentável sem paz e estabilidade dada a “fraca implementação da resolução 13/25 e 18 /20 “relativamente aos direitos das mulheres.
A presidente da Rede das Mulheres Parlamentares, Suzi Barbosa, disse que a hora não é de discurso mais sim é da acção para efectivar a igualdade equidade de género.
A conferência nacional de dois dias sobre participação das mulheres na tomada da decisão conta com o opio financeira da agência das Nações Unidas para a promoção da Igualdade e Equidade do género, ONU-Mulheres conta com participação de mulheres de diferentes regiões e sector autónomo de Bissau.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos
- Created on .

