DURANTE UM DIA, MENINAS GUINEENSES ASSUMEM RÉDEAS DO ESTADO
A comoração do dia das meninas, (11 de Outubro corrente), na Guiné-Bissau, inclui a presidência dos cargos de administradores e governadores regionais e ainda uma possível presidência do conselho de ministros pelas meninas, os actos devem durar todo o dia
Informação dada, esta sexta-feira (04), numa conferência de imprensa presidida pelas próprias meninas. Sivaltania Indi é quem vai presidir o bureau da PLAN no dia 11 deste mês, dia dedicado às meninas.
Para ela, este ano o colectivo que assumir a posição das meninas não seja só em Bissau mais sim na região de Gabú e Bafatá onde as meninas assumir os cargos de administradoras e governadoras durante o dia 11.
“Também este ano pretendemos participar no conselho de ministros e teremos um debate com jornalistas, cineastas e atores onde vamos falar sobre como vão lidar com os temas ligados às meninas de agora em diante.”
Indi explica ainda que este ano o lema “poder igual, igualdade igual e representatividade igual2 foi escolhido baseado num estudo feito sobre a forma como as meninas são representadas na média.
“Sempre nos filmes desenhos animados etc… as meninas são representadas sempre no segundo papel então como sabemos que a média tem o poder de ajudar a construir a sociedade assim como na sua destruição. Se continuar a passar a imagem das meninas sempre no segundo plano não vai contribuir para a igualdade do género”.
As meninas lembram que as pessoas têm que começar a saber que “somos capazes e pedimos aos que decidem as nossas vidas que parem e decidam sobre nós”.
“Queremos começar a falar com as nossas próprias vozes sobre o que nos toca”.
O objecto é atingir a autonomia de mais de 100 milhões de meninas segundo os planos da PLAN Internacional.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Iasmine Fernandes
- Created on .

