Covid: COMISSÁRIO ALERTA NO POSSÍVEL AUMENTO SIGNIFICATIVO DE INFECÇÕES
A alta Comissaria para Luta contra a Covid-19 na Guiné-Bissau alertou, esta sexta-feira, que a Guiné-Bissau deve preparar para um aumento de casos da infecção e de conhecer o maior número de pessoas serão vítimas de novo coronavírus
O alerta de Magda Nely Silva Robalo feita aos jornalistas, no aeroporto Internacional de Bissau, após a chegada da equipa de médicos Cubanos, para reforçar os técnicos nacionais na luta contra a Covid-19.
A comissária que ocupava a pasta da ministra da saúde disse que a ajuda do povo cubano aos guineenses na luta contra o novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, vai juntar outras ajudas que o país tem sido a receber no âmbito do combate a propagação da infecção, um vez que a Guiné-Bissau está a confrontar com os desafios inerentes desde a fragilidade do sistema de saúde, social e económico.
Entretanto, o embaixador de Cuba garantiu que os profissionais de saúde cubanos que chegaram ao país para reforçar os técnicos nacionais na luta contra a pandemia da covid-19, foram cuidadosamente selecionadas.
Os especialistas cubanos, vão juntar-se à brigada médica cubana destacada em Bissau, no âmbito da cooperação. Segundo o embaixador cubano, Raul Silva, formarão uma grande equipa ao lado dos colegas guineenses para salvar vidas.
Também presente no momento da chegada dos especialistas cubanos, o representante residente da Organização Mundial da Saúde, Jean-Marie Kipela, disse que a sua organização está a apoiar o país desde o início da pandemia revelando que já chegou ao país uma equipa médica internacional para apoiar os especialistas guineenses na área clínica e maneios dos casos internados.
Entre os especialistas cubanos oito médicos, 10 enfermeiras e enfermeiros intensivistas, dois técnicos de laboratório, um técnico em electromedicina, um logístico e um chefe da equipa fazem parte da 36.ª brigada internacionalista cubana.
Por: Braima Sigá
- Created on .

