Covid-19: RESTRIÇÕES CONDICIONAM PRODUÇÃO AGRÍCOLA NA GUINÉ-BISSAU
O ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural revelou, que as restrições impostas pelas autoridades nacionais para prevenir a propagação do novo coronavírus, condicionaram a produção agrícola deste ano.
Em declaração aos jornalistas após a presentação de ponto da situação da produção agrícola e segurança alimentar no país sob a pandemia da Covid-19, o conselheiro técnico do ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Rui Nené, diz que as restrições têm condicionado muitos agricultores na manutenção dos diques [para retenção da água nas bolanhas].
“ Os camponeses não tinham como fazer a manutenção dos diques e para além disso, os camponeses que no mês de março iniciavam a campanha de caju, neste ano não podem e a comercialização da castanha foi o pior, o dinheiro ganho era investido nas campanhas agrícolas, mas como não há, é um fracasso, por isso é que o ministério determina que vai salvar a campanha agrícola com ajuda do Governo senegalês”, explicou.
Para além das restrições impostas pelas autoridades, outro factor condicionante na produção agrícola deste ano segundo Rui Nené, “é a produção manual. Ninguém consegue lavrar mil hectares sem máquinas, os nossos camponeses lavram algumas parcelas para o consumo pessoal. Nós, internamente, não temos a capacidade de investimento e para fazer algo na agricultura tem que ser através do projecto”, alertou o conselheiro técnico do ministro da Agricultura.
Em relação ao encontro, o agrónomo entende que “é muito relevante para o país uma vez que a organização CEDEAO é a interlocutora dos países membros com as outras organizações internacionais”.
Em Bissau, decorre desde terça-feira (10/11), a 5ª reunião deslocada da comissão mista do parlamento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) subordinada ao tema: “a produção agrícola e a segurança alimentar na região da CEDEAO sob o impacto da pandemia da Covid-19”.
Por: Braima Sigá
- Created on .

