CNJ CONSCIENCIALIZA ADOLESCENTES NA MATÉRIA DE SAÚDE REPRODUTIVA

 O Concelho Nacional da Juventude da Guiné-Bissau (CNJ) quer aumentar a consciencialização dos adolescentes e jovens na procura de serviço de saúde reprodutiva.

A intenção vem no quadro da implementação do plano operacional “redução barreira culturas, legais e sociais do caso ao serviço de saúde das adolescentes e jovens raparigas dos 10 anos aos 24 anos”.

Durante a sua alocução, a presidente da CNJ, Aissato Forbs Djaló, explicou que a formação visa garantir mais justiça aos jovens e o projecto não só vai trabalhar em relação VIH / SIDA Tuberculose porque possui um componente importante em relação aos direitos humanos.

Por outro lado Forbs sublinhou que antes da elaboração do plano, foram constatadas várias lacunas nas informações sobre a saúde reprodutiva, “em relação a disponibilidade mesmo dos serviços que são prestadas por causa dos preconceitos e das barreiras.

“ Como disse anteriormente, tantas barreiras culturas não conseguem deixar que adolescentes e jovens possam escolher o método contraceptivo ou possam livremente decidir e não só isso, mas também em relação a carência de protocolo de atendimento em caso de violência em nosso país”, sublinhou.    

Para o director nacional da ENDA Guiné-Bissau, Mamadu Aliu Djalo, o Estado deve melhorar a sua resposta em relação a intervenção na área da saúde.

“ Não estamos a permitir o aceso a serviço de saúde às mulheres, por exemplo, as mulheres grávidas do sul do país são obrigadas a recorrerem a maternidade do maior centro hospitalar em Bissau para uma cesariana. Tudo isso é violação dos direitos dessas pessoas. É preciso realmente que o estado melhore a sua resposta e sua intervenção, mas nós também enquanto organizações, temos a nossa cota parte de levar serviços de prevenção e de informação às populações”, admitiu o responsável.      

O projecto da implementação do plano operacional redução da barreira culturais, legais e sociais visa também melhorar a prestação de cuidado da saúde pelos técnicos da saúde pública.

Por: Turé da Silva

  • Created on .

Escreva à RSM

email

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Web engineering and design by Sernicola Labs

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più