“CHANTAGEM AFIRMAR QUE NOMEAÇÃO DO PRIMEIRO-MINISTRO NÃO TEM A VER COM O IMPASSE NO PARLAMENTO” - MADEM

O Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G15) exortou, esta quinta-feira (06), o Presidente da República (PR) a não nomear o novo primeiro-ministro em quanto persiste o impasse na composição da mesa do parlamento

A exortação foi anunciada no final de uma manifestação popular organizada pelos partidos da minoria parlamentar (MADEM-G15 e PRS), em conjunto com os dois movimentos políticos (Movimento JOMAV, Presidente da Republica e Movimento Botche Candé, conselheiro do Presidente da Republica para área de defesa e segurança).

A marcha teve início no espaço verde do bairro d´Ajuda à Camara Municipal de Bissau, alguns metros do palácio da república. A manifestação decorreu de forma pacífica acompanhada pelas forças policiais, e no entanto, sem a presença dos dois líderes das formações partidárias, os manifestantes exigem o entendimento sobre impasse que reina na composição da mesa da assembleia nacional popular.

De acordo com Luís Oliveira Sanca, um do vice-coordenador do MADEM, é uma chantagem afirmar que a nomeação do primeiro-ministro não tem a ver com o impasse na composição da mesa da ANP.

Já o ex-presidente do parlamento e dirigente do Partido da Renovação Social (terceira força no parlamento), Jorge Malú, considerou de assalto a composição da mesa da ANP, tendo em conta que esta instituição é o centro da democracia.

MULHERES EM VIGÍLIA

Entretanto, também, hoje (06), as mulheres dos partidos com maioria no parlamento promoveram uma vigília e entregarem as cartas aos organismos agrupados no P5, a CPLP, a CEDEAO, a ONU, chamando atenção ao primeiro magistrado para nomear o governo.

As Mulheres com camisa branca e panos pretos sentadas e de pés estendidos no chão, a bater no chão com as próprias mãos exigem o novo governo. A maioria das mulheres dos partidos estava com velas nas mãos.

A nova crise política parlamentar deve-se a composição da Mesa de Assembleia Nacional Popular, sobretudo com a reprovação da candidatura do coordenador do MADEM-G 15 ao cargo do segundo vice-presidente do Parlamento.

Um outro ponto em discordância tem a ver com o preenchimento do posto de primeiro Secretário da Mesa da ANP, que os renovadores reclamam ter direito evocando o regimento parlamentar.

Entretanto, o Presidente José Mário Vaz voltou a afirmar que só vai nomear um novo Governo após terminar impasse na eleição da mesa da Assembleia Nacional Popular, um dos pontos agendados para a presente para a sessão do dia 11 no parlamento.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá / Iasmine Fernandes

  • Created on .

Escreva à RSM

email

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Web engineering and design by Sernicola Labs

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più