CASOS DE SARAMPO AUMENTAM NA GUINÉ-BISSAU
Começa, hoje (03 de Maio), em todo o território nacional, a campanha de vacinação contra sarampo. Segundo últimos dados, em 2018, 117 caso de Sarampo foram notificados em todas as regiões sanitárias do país
A abertura oficial da campanha nacional de vacinação contra sarampo foi realizada, em Bissau, presidida pela Primeira-Dama. Na sua intervenção Maria Rosa Vaz lembra que a campanha visa crianças de 9 meses aos 59 meses de idade em todo o território nacional.
A primeira-dama, Maria Rosa Vaz, diz ainda que no país ainda está a aumentar casos de sarampo.
“Na Guiné-Bissau os casos de sarampo têm aumentado nos últimos registando-se em 2018 mais 174 casos e em 2019 117 casos notificados em todas as 11 regiões sanitárias do país. Se medidas não forem tomadas urgentemente poderemos estar perante uma grande epidemia de sarampo já mais registadas no país o que pode causar a saúde das nossas crianças”, explica.
A Representante de UNICEF, Ainhoa Janrequibetia, pede governo e os parceiros para reforçarem a colaboração multissectorial nesta temática.
“Que o governo e os parceiros mobilizem e afectem os recursos financeiros necessários para reforçar as actividades de vacinação, de modo a se alcançar a cobertura universal da vacinação. Neste quadro, gostaria igualmente de enaltecer a contribuição da aliança global para vacinas e imunização, pela sua valiosa contribuição técnica e financeira, para a introdução de novas vacinas no país”, enaltece.
Governo espera vacinar cerca de 300.000 crianças de 9 meses aos 59 meses de idade em todo o território nacional nesta campanha de uma iniciativa piloto para a registo de nascimento.
Pela primeira vez o Ministério da Justiça associará à equipa de vacinação de algumas áreas sanitárias das regiões de Biombo, OIO, Gabú e Quinara, uma equipa de oficiais de registo, assegurando que crianças tenham acesso ao registo de nascimento no acto de vacinação.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Bíbia Mariza Pereira
Imagem: Bíbia Mariza Pereira
- Created on .

