BISSAU SERÁ PALCO DO ENCONTRO DOS MEMBROS DA OMVG
O coordenador da Célula Nacional da Organização para a Valorização do Rio Gâmbia (OMVG) assegurou, esta terça-feira (03/11), que tudo está aposto para o início, amanhã (4/11), da reunião ordenaria do Conselho de Ministros dos países membro da organização.
“Tudo já está preparado para o início, amanhã, da reunião. Há duas fases desta reunião; a primeira começa amanhã, com a reunião dos peritos dos quatros Estados-membros [Guiné, Senegal, Guiné-Bissau e Gâmbia] que antecede a reunião dos ministros da organização que é a segunda fase, e que terá lugar no dia 08 próximo domingo”, explica Vicente Có que falava em exclusivo à Rádio Sol Mansi (RSM).
Na mesma entrevista à RSM, a menos de 24 horas da abertura da reunião dos peritos dos países membros da organização que vão preparar o encontro do Conselho de Ministros que terá lugar no próximo domingo oito (8) do mês corrente, em Bissau, o coordenador da Célula Nacional da OMVG, Vicente Có, sustenta que é uma reunião “muito importante” para a Guiné-Bissau que “há 15 anos que o encontro não aconteceu no país, e a ultima reunião de Conselho de Ministros da OMVG, aconteceu em 2005”.
O encontro de amanhã (04) foi antecedido com o desvio, na semana passada, de um valor superior a 20 milhões de francos CFA, por parte do Director Financeiro do Ministério dos Recursos Naturais e Energia, e o montante em causa era destinado aos trabalhos preparativos da reunião do Conselho de Ministros da OMVG e ao pagamento de uma “Ordem de Missão” do ministro da tutela Jorge Malú.
Perante este cenário, o coordenador da Célula Nacional da OMVG, Vicente Có, apesar de lamentar o sucedido, garante que o Ministério “está muito empenhado” nos esforços para que, nada seja alterado em relação à reunião do Conselho de Ministros dos países membro da organização.
Segundo as informações apuradas pela RSM, o autor deste desvio continua ainda preso nas instalações da Policia Judiciaria (PJ).
Texto & Imagem: Braima Sigá
- Created on .

