BISSAU ACOLHE FÓRUM INTERNACIONAL DE PRESERVAÇÃO DA NATUREZA
Sob tema “Conservar a Natureza para a Paz, a Segurança e o Desenvolvimento Económico Sustentável em África Central e Ocidental”, teve início, esta terça-feira (09), na capital Bissau, o 3º Fórum regional da Conservação na natureza em África Central e Ocidental
Este encontro africano de três dias reúne centena de delegados/participantes de África central e Ocidental, incluindo os representantes de governos, os actores do desenvolvimento, os pesquisadores, os representantes das comunidades da conservação e os actores políticos.
Com objectivo de oferecer um quadro de reflexão e de trocas aos membros, especialistas das comissões e sócios financeiros em via de levantar o desafio da conservação da natureza e do desenvolvimento sustentável no quadro da agenda pós – 2020.
Perante este fórum, o presidente do Comité Nacional dos Membros da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), Miguel de Barros, defendeu a integração da educação ambiental e para biodiversidade como também educação alimentar e nutricional no sistema educativo como condição de criar mecanismo de conservação e de renda.
“O nosso sistema educativo deve ter a integração duma perspectiva de educação ambiental e para biodiversidade como também a educação alimentar e nutricional e aí estaremos a criar não só uma cultura de conservação mas também estaremos a trazer mecanismos de construção de possibilidade de geração de renda, de economia e transformação estruturais”, defendeu Miguel de Barros.
Por sua vez, a Secretária de Estado do Ambiente e Biodiversidade, Quite Djata, ao presidir o acto, disse que contudo a conservação de 26,3 por cento das áreas protegidas em território nacional a Guiné-Bissau continua a deparar com enormes desafios ligada a alteração climática.
“Ao conservar 26,3 % do seu território nacional como áreas protegidas a Guiné-Bissau apresenta o mesmo tempo enormes desafios, esses desafios que estão interligados com alterações climáticas que representam um desafio maior em termos de meios e capacidades técnicas”, referiu a Secretária de Estado do Ambiente.
A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) organiza o congresso mundial da natureza de quatro em quatro um fórum regional de conservação.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi
- Created on .

