BAMBA BANJAI DIZ TER HERDADO UMA DÍVIDA DE 30 MILHOES DE FRANCOS CFA NA VIAÇÃO DE TRANSPORTES TERRESTRES

O Director-geral de Viação e Transportes Terrestres diz, esta terça-feira (9/7), ter herdado uma dívida de 30 milhões de francos cfa e vai deixar a instituição sem nenhum encargo.

Bamba Banjai que falava aos jornalistas naquele que é o seu último acto como responsável máximo desta instituição referiu ainda, que encontrou a viação totalmente desorganizado.      

“ Durante dois anos e meio, conseguimos implementar reformas estruturais ao nível de viação e transportes terrestres. A minha direcção herdou uma dívida de quase 30 milhões de francos CFA e hoje deixamos a instituição sem nenhuma dívida”, diz para depois realçar que “ encontrei uma viação de transporte desorganizado, sem conta bancaria, nem sistema financeiro”.

Por outro lado, Banjai afirmou que, no que respeita ao sistema financeiro, a sua direcção conseguiu recolher todas as receitas, que se encontram bancarizadas, ao contrário da administração anterior que dividia as receitas entre os funcionários da mesma instituição.

“ As licenças, cartas de condução, servições de veículos ou centro de inspecção, todas essas receitas são bancarizadas ao contrário da direcção anterior que efectuava as cobranças e dividia as receitas ao fim do dia entre os funcionários”, explica.

Este, entretanto, sublinhou que o seu serviço beneficiou de 15 milhões de dólares americanos do Banco Mundial para a sinalização das estradas de Ingoré-Farim, Buba-Batambali-Madina de baixo e a reabilitação de todas as infraestruturas de viação.

“Polícias de trânsito não conhecem código de estrada”

Entretanto, na mesma ocasião, o director-geral de viação e transportes terrestres acusa o comissario da polícia de ordem pública de usurpação de competências naquilo que se refere a gestão de estradas públicas.

“ Quem tem a competência nas estradas é a Viação dos Transportes Terrestres. Há um memorando entre o governo e os motoristas que foi violado pelo ministério do interior no que se refere a distribuição dos postos de controlo de policiais”, denuncia para depois sublinhar que “ ficou acordado que em Bissau, devia existir só 4 postos de controlo policial mas, foi criado 27 na cidade de Bissau, a nível nacional ficou acordado um total de 28 postos, mas existe 97 postos. Portanto, no meu ponto de vista, os violadores deste acordo são Comissário da Policia de Ordem Pública, Celso de Carvalho e a directora nacional de polícia trânsito, Lala Pereira e inclusive alguns polícias que fazem serviço nas estradas, não conhecem o código de estrada”.

Relativamente ao centro de inspecção dos automóveis, Banjai reconheceu que não está em condições razão pela qual estão a construir um novo centro.

De referir que Bamba Banjai vai deixar a Direcção de Viação para ir desempenhar as funções do Deputado.

Por: Nautaran Marcos Có

  • Created on .

Escreva à RSM

email

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Web engineering and design by Sernicola Labs

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più