AUTORIDADES GUINEENSES INTERCEPTARAM 36 MIGRANTES CLANDESTINOS

 

As autoridades nacionais interceptarem, neste fim-de-semana, 36 cidadãos da Guiné-Conacri e da República de Gana na tentativa de uma migração clandestina para Dacar e Espanha. Os cidadãos utilizaram a via marítima para tentar efectuar a viagem num navio de origem Namibiano

Estes migrantes de 18 a 35 anos de idade foram presos nas águas do sector de Bubaque, região de Bolama-bijagós, sul do país, concretamente na costa de praia de Bruce, e estavam num bote com características de um barco de15 metros de largura e foram presos quando os pescadores denunciarem a presença de um barco que as autoridades suspeitavam ser de piratas.

A Rádio Sol Mansi (RSM) ouviu Sigá Batista, capitão dos portos da Guiné-Bissau, que explicou que aquelas pessoas teriam saído de Bissau (capital) há seis dias e depois ficaram presos no mar há três dias com esperança que conseguirem flutuar caso a maré ficar cheia.

“Os migrantes dizem que saíram de Conacri para Dacar, mas não é verdade. Uma viagem desta (de Conacri a Senegal) é um dia de Carro, então não se entende porque fizeram esta rota. Existem informações contraditórias. Qualquer técnico do mar saberá que era impossível chegar ao destino (Espanha) porque tinham apenas 2.000 litros de combustível que nem dava para chegar ao Senegal ou a Mauritânia”.

O Cônsul da Guiné-Conacri na Guiné-Bissau confirma que a maioria das pessoas é da nacionalidade Conacri guineense que confirma as informações das autoridades nacionais e afirma a RSM que agora espera-se por ordens superiores dos dois países.

Este facto foi desmentido por Aboudu Bari, uma das pessoas a bordo naquele navio, que afirma que saíram de Guiné-Conacri com o propósito de procurar emprego.

“Já fomos ao Senegal muitas vezes e íamos trabalhar para uma pessoa que viajou de antecedência para Dacar e levou todos os nossos documentos. Não é nossa vontade entrar na Guiné-Bissau”, disse.

Estes imigrantes que agora estão sob cuidados das autoridades nacionais já receberam a assistência médica e, segundo uma fonte, agora esperam por questões diplomatas dos dois países.

A situação da imigração clandestina preocupa as nações no mundo. Hoje (19), os líderes dos 193 Estados-membros da ONU participam da Conferência das Nações Unidas sobre Refugiados e Migrantes com o objectivo de solucionar a crise global de refugiados.

Segundo relatório da Organização Internacional para Migrações publicado em Junho deste ano houve "grande movimento de refugiados e migrantes".

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos

Imagem: Rádio ONU

  • Created on .

Escreva à RSM

email

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Web engineering and design by Sernicola Labs

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più