APRESENTADA PUBLICAMENTE A LIGA GUINEENSE DE CANCRO
A Secretária executiva da Liga Guineense de Luta contra o Cancro afirmou que a forma como se fala e se encara o cancro é preocupante e a sua percepção para muitos é associada a fatalidade.
Aissato Dabó que falava durante a apresentação pública da Liga Guineense de Luta contra o Cancro efectuada esta quinta-feira no país disse ainda que um dos seus objectivos é fazer as pessoas verem que mesmo nas coisas que se acham más, há que ter uma atitude positiva e é fundamental pensar positivo e acreditar numa vida pós-cancro.
A responsável afirma que no país não existe estruturas especializadas em detetar as patologias oncológicas, “ o que faz com que muitos sejam diagnosticados e tratados no estrangeiro, não deixando assim um historial médico no país, fazendo com que haja muita deficiência em relação a estatísticas sobre o cancro na Guiné-Bissau, diz.
Por outro lado, a responsável sublinhou que as primeiras prioridades da sua organização passa por o acompanhamento e assistência aos doentes no processo de acesso ao diagnóstico e tratamento, angariação de fundos a favor do tratamento dos doentes e poio e assistência social e psicológica aos doentes.
Após esta apresentação pública, a organização pretende iniciar actividade de cooperação institucional á nível nacional e internacional para a formação na área da investigação para os quadros nacionais, apoiar a implantação de estruturas para a prevenção e o tratamento dos doentes a nível do país.
Por: Nautaran Marcos Có
- Created on .

