POLITÓLOGO QUER INTERVENÇÃO DOS RELIGIOSOS NA PREVENÇÃO DOS CONFLITOS POLÍTICOS
Politólogo guineense, Rui Jorge Semedo, chama a atenção da classe religiosa da Guiné-Bissau na necessidade de começar a pensar na forma de prevenir os problemas políticos que afectam a sociedade guineense apostando sobretudo na sensibilização
A chamada de atenção do politólogo guineense foi dirigida aos padres, irmãs e leigos consagrados presente na reunião do secretariado da diocese de Bissau, no qual defendeu ainda que o melhor é utilizar estratégias para antecipar a situação que pode pôr em risco paz e estabilidade do país.
Em resposta ao apelo de Rui Jorge Semedo, Padre António Imbombo, vigário episcopal para o pastoral da diocese de Bissau, disse que foi uma feliz coincidência porque, diante do cenário político vivido, a Igreja tem sempre a posição e não deixa o aspecto sociopolítico porque isso pode dificultar vida da humana.
Sobre a situação Politica do país incluindo os acordos e as nomeações, Semedo disse que os políticos devem assumir o seu papel começando na correcção de algumas decisões que as vezes deixam os partidos sem margem e população como vítima.
Sobre as crescentes tenções sobre as apreensões de drogas no país, Rui Jorge Semedo é da opinião que a Polícia Judiciária deve continuara a fazer o seu trabalho.
“O importante neste momento é pensar na situação da educação”.
No entanto, a reunião do secretariado da diocese de Bissau decorre sob o lema “baptizado e enviado num contexto deste” e conta com a presença do Bispo auxiliar da diocese de Bissau, Dom José Lampra Cá.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Julinha Sana Sambú

