NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO
O Santo do Dia 08 de dezembro é representado por Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Hoje a igreja celebra a Imaculada Conceição de Nossa Senhora, que é a Rainha de todos os santos e a ela dedicamos nossas preces com uma poderosa oração.
É muito comum que os padres e doutores da Igreja oriental exaltem a grandeza de Maria, Mãe de Deus, usando expressões como “cheia de graça”, “mais pura que os anjos”, “lírio da inocência”. É muito antigo o reconhecimento da Igreja de que Nossa Senhora, representante do santo do dia de hoje, é a Rainha de todos o santos.
Mesmo a Santíssima Virgem sempre sendo muito amada pela Igreja ocidental, havia uma certa resistência na aceitação do mistério da Imaculada Conceição. Isso se deu até o ano de 1304, quando o Papa Bento XI reuniu uma assembleia com os doutores mais eminentes em Teologia na Universidade de Paris. A intenção era encerrar as questões referentes à Imaculada Conceição da Virgem.
Foi então o franciscano João Duns Escoto quem trouxe a solução para a dificuldade de se mostrar que era conveniente que Nosso Senhor preservasse Maria, Mãe de Jesus, do pecado original, afinal, a Santíssima Virgem tinha como destino ser a mãe de Seu Filho.
A Imaculada Conceição foi possível graças à Onipotência de Deus, que preservou a Virgem e antecipou-lhe os frutos da redenção de Jesus Cristo.
Após esta assembleia, rapidamente a doutrina da Imaculada Conceição de Maria foi introduzida ao calendário romano. No ano de 1830 a própria Virgem Maria surgiu para Santa Catarina Labouré e lhe pediu que fosse cunhada uma medalha com a seguinte oração:“Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”.
Através da bula Ineffabilis Deus do Papa Pio X, em 8 de dezembro de 1854 a Igreja passou a oficialmente reconhecer a Imaculada Conceição e então declarou solenemente como dogma: “Maria isenta do pecado original”.
Quando a Virgem Maria surgiu para Santa Bernadette em Lourdes, em 1858, ela mesmo confirmou a definição daquele dogma e a fé do povo dizendo: “Eu Sou a Imaculada Conceição”. E assim se dá a história da representante do santo do dia de hoje.

