UNTG AVISA QUE A GREVE SERÁ PARADA SÓ COM ACÇÕES CONCRETAS
A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) começa, hoje (04), mais uma greve de cinco (05) dias na administração pública. Desta vez, o Secretário-geral da central sindical adverte que a greve será suspensa só com acções concretas por parte do governo
A advertência de Júlio Mendonça deixada, hoje (04 de janeiro de 2021), numa entrevista sobre o primeiro dia da paralisação convocada pela central sindical que está a ter a adesão dos três sindicatos do sector da Saúde, nomeadamente; o Sindicato Nacional dos Quadros Superiores de saúde, o Sindicato dos Enfermeiros, Técnicos de Saúde e Afins e ainda o Sindicato de Técnicos de Saúde.
Júlio sustenta que já não existem possibilidades para a assinatura de adendas ou para a entrega dos relatórios por parte da comissão criada pelo executivo.
“Apensas queremos actos concretos, despachos ´actos políticos` não carecem de financiamentos. (…) Nós, vamos pôr um ponto o final nesta história. E, a partir dali a Função Pública que é o responsável do pessoal assumirá a responsabilidade”, sustenta.
Júlio Mendonça disse que a central sindical teve uma conversa com a ministra da função pública, mas mesmo assim optou pela greve como forma de pressão para obrigar o respeito pelo princípio da legalidade.
“O país não funciona sem o respeito escrupuloso das leis”, enfatiza.
Esta vaga de greve está a ser aderida também pelo Sindicato Democrático dos Professores e pela Frente Democrática dos Professores, facto que Júlio Mendonça considera de “um sinal positivo”.
“Desta vez a expectativa está a corresponder, porque muitos funcionários estão a aderir e já temos um número normal da adesão. Desta vez os dois sindicatos da educação decidiram colaborar e deixaram o outro a apadrinhar os políticos”, explica.
Esta greve é fruto da ameaça que a UNTG fez, nos últimos meses do mês de Novembro e visa pressionar o cumprimento do memorando de entendimento assinado em Novembro último, depois de dias de greve.
No entanto, além da melhoria laboral, a UNTG quer mais controlo n a entrada das pessoas na administração pública e quer que os deputados aprovem o novo Código de Trabalho.
A greve do mês de Novembro último afectou gravemente os serviços sanitários do país e os pacientes foram obrigados a procurarem outros serviços privados que são mais custosos.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos
- Created on .

