PRESIDENTE DA REPÚBLICA REUNE CONSELHO SUPERIOR DE DEFESA
O Presidente da República convocou esta terça-feira (09 de Maio) reunião do Conselho Superior da Defesa.
Na reunião não se tratou da questão da retirada da força de manutenção da paz na Guiné-Bissau “ECOMIB”, como explica aos jornalistas o ministro da defesa Eduardo Costa Sanhá.
“Não há ligação nenhuma com a retirada da ECOMIB, trata-se de uma movimentação normal de quaisquer forças armadas, das promoções. Eu nesse momento não posso confirmar a retirada das forças de ECOMIB porque penso que isso poderá ser um outro objecto da outra conversa”.
Interpelado pelo jornalista se a retirada da ECOMIB não incomoda o governo, Sanha respondeu que “ não incomoda nada nós estamos tranquilos como eu disse não quero falar desta questão haverá o momento propício em que podemos falar sobre esta questão”.
Entretanto, sublinhou que o país está tranquilo em relação ao estado da segurança sobretudo numa altura em que se fala da retirada da ECOMIB.
«O país está tranquilo os guineenses tem consciência de que unidos, preocupado com o nosso desenvolvimento económico e social é que podemos avançar para frente, outro caminho do meu ponto de vista acho que não existe, os militares estão nas suas preparações combativas e nós que estamos do lado estamos também a trabalhar, todos de mãos dadas para atingirmos o mesmo objectivo».
A reunião do Conselho nacional de Defesa acontece numa altura em que a força da ECOMIB devia iniciar a sua retirada do país gradualmente.
As forças da “ECOMIB” deviam iniciar sua retirada desde dia 28 do mês passado de acordo com o comunicado final da missão ministerial da CEDEAO e o processo deverá estar concluído até o dia 30 de Junho.
Por: Braima Sigá
- Created on .

