PR QUER QUE PRÓXIMA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL SEJA REALIZADA SEM CONTESTAÇÕES

 

O Presidente da República (PR), Umaro Sissoco Embaló, disse que pretende nomear um governo interino que irá organizar eleições livres e justas e, por isso convidou todos os partidos representados no parlamento.

O presidente falava, esta manhã, momentos antes de partir para Malabo onde irá participar na cimeira extraordinária da União Africana e na sequência será realizada uma conferência de doadores para as questões contra o terrorismo e mudanças constitucionais dos regimes em África.

Sissoco Embaló disse ainda que vai trabalhar que a próxima eleição presidencial seja aceite por todos os guineenses, sendo que, segundo ele, a Guiné-Bissau tem um sistema eleitoral mais transparente ao nível do continente africano.

Questionado se a presença do PAIGC no próximo governo interino será um caminho para a estabilidade política, o PR disse que o processo da estabilização deve ser assumido pelos próprios guineenses.

“A Guiné-Bissau é um único país onde os seus próprios filhos falam mal do país”, disse.

Ontem, a comissão permanente do parlamento pediu a abertura de um processo e diálogo entre os políticos e os órgãos da soberania para procura de solução relativamente a eleição da nova direção da Comissão Nacional de Eleições.

Instado a comentar esta solicitação, Umaro Sissoco Embaló disse que esta já não é a competência da comissão parlamentar.

“O parlamento foi dissolvido e a comissão permanente está limitada e não pode tomar certas decisões”, disse o PR que pede o respeito de competências dos órgãos da soberania no país.

Embalo disse que a intenção da retoma da assistência financeira por parte do FMI é um reconhecimento dos trabalhos feitos pelo executivo em gestão.

“A carta escrita pela diretora do FMI escrita para o país é uma honra para todos os guineense e isso não foi feito há mais de 20 anos”, elogia Embaló.

Na terça-feira, o ministério das finanças disse que o FMI anunciou a retoma para breve da assistência financeira à Guiné-Bissau no âmbito da Facilidade de Crédito Alargado, suspenso há quatro anos.

 

Por: Braima Sigá / Rádio Sol Mansi

  • Created on .

Escreva à RSM

email

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Web engineering and design by Sernicola Labs

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più