PGR PEDE DEMISSÃO EVOCANDO A ÉTICA REPUBLICANA

O Procurador-Geral da Republica (PGR), Ladislau Embassa, entregou, esta terça-feira (28 de Abril de 2020), ao Presidente da República (PR), Umaro Sissoco Embaló, a sua carta de pedido de demissão.

A nomeação do Ladislau Embassa ao cargo da PGR vem na sequência da deliberação dos chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), durante a cimeira organizada no final de Junho de 2019, na qual tinha decidido que o então PR, José Mário Vaz, tinha de nomear um novo PGR e o novo Governo, até a tomada de posse do novo chefe de Estado que sairá das eleições presidencial.

Em declaração aos jornalistas no palácio da república, Ladislau Embassa justifica a decisão de que foi nomeado no quadro da deliberação dos chefes dos Estados da CEDEAO, para exercer o mandato até a tomada de posse do novo Presidente da República resultante das presidenciais.

“Entrando em funções o actual PR e a ética republicana exige que assim seja e por esta razão vim apresentar a minha carta de demissão”, justifica.

Na mesma declaração aos jornalistas, hoje (28), no Palácio da República, Embassa garantiu que actualmente o Ministério Publico (MP) está estabilizado e espera que continue assim, recusando, no entanto, comentar a eventual renomeação ao mesmo cargo.

“O MP neste momento está estabilizado e é uma instituição com credibilidade que entrou num círculo virtuoso e penso que assim vai continuar”, sustenta,

Embassa substituiu no cargo, Bacari Biai, no princípio de Julho do ano passado. Embassa foi nomeado pelo antigo PR, José Mário Vaz.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá

  • Created on .

Escreva à RSM

email

Entre em contato com a Rádio Sol Mansi.

Continuar

Ajuda RSM

helpContribua para a manutenção dos nossos equipamentos e a formação da nossa equipa.

Ajuda

Subscreva notícias

© Radio Sol Mansi
Cookie Policy | Privacy Policy

Web engineering and design by Sernicola Labs

Questo sito fa uso di cookie per migliorare l’esperienza di navigazione degli utenti e per raccogliere informazioni sull’utilizzo del sito stesso. Leggi di più